Artigo é capa de importante revista da área de Óptica e Fotônica

Artigo é capa de importante revista da área de Óptica e Fotônica

O artigo High performance metalenses: numerical aperture, aberrations, chromaticity, and trade-offs, escrito por meio de uma colaboração entre pesquisadores da Inglaterra, da China e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi capa da última edição da revista Optica. O periódico é o principal veículo da Optical Society of America (OSA), entidade científica dedicada ao estudo das propriedades da luz e suas aplicações tecnológicas.

O trabalho abordou como tema central as metalentes, que são lentes planas revestidas por películas mil vezes mais finas que a espessura de um fio de cabelo. No artigo, os pesquisadores debateram sobre os princípios de utilização dessa tecnologia, bem como as limitações a serem superadas.

Em um futuro próximo, espera-se que esse material possa substituir as lentes convencionais, como aquelas utilizadas em smartphones e câmeras fotográficas. Além de serem mais atraentes do ponto de vista estético por conta de sua menor espessura, as metalentes poderão oferecer ao usuário mais conforto e imagens com melhor qualidade.

Pela USP, participaram da elaboração do estudo o aluno de doutorado Augusto Martins e os professores Emiliano R. Martins e Ben-Hur V. Borges, todos do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Foto: OSA/Divulgação

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Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Telefone: (16) 3373-8740
E-mail: comunica.sel@usp.br

Ultrassom ajuda na recuperação de fraturas ósseas

Ultrassom ajuda na recuperação de fraturas ósseas

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O ultrassom é uma onda mecânica com uma frequência superior ao que o ouvido humano consegue ouvir, e tem aplicações em diversas áreas da saúde, principalmente devido à sua praticidade, acessibilidade e por não ter nenhum efeito colateral. Além dos exames de imagem, comuns durante o período da gravidez, o ultrassom tem outra aplicação médica não tão conhecida: ajudar na recuperação de fraturas de ossos. Episódio do podcast Momento Tecnologia conta mais sobre o Low Intensity Pulsed Ultrasound, mais conhecido como Lipus, desenvolvido na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

A tecnologia foi criada nos anos 70 e o equipamento nos anos 80, e desde 1994 a tecnologia tem sido usada em vários países. O tratamento consiste basicamente em induzir estímulo mecânico, pois isso forma campos elétricos que influenciam na formação do tecido ósseo do nosso esqueleto. Isso é o que acontece quando caminhamos, por exemplo, mas o Lipus consegue realizar essa função por meios tecnológicos. O equipamento se difere dos usados em fisioterapia, que utilizam intensidades de ultrassom muito mais elevadas.

Segundo José Marcos Alves, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC, “a terapia é indicada para o tratamento de fraturas recentes, de fraturas que apresentam atraso no reparo ósseo e de fraturas onde não ocorre formação óssea, em todo o esqueleto, com exceção de fraturas da coluna vertebral, da face ou do crânio”. No Brasil, esse ultrassom foi usado em larga escala nos anos 80 e entre os anos de 2001 e 2013, mas agora depende de uma empresa que escolha representá-lo comercialmente.

Ouça a entrevista com o professor José Marcos Alves:

 

Produção: Jornal da USP
Reportagem e apresentação: André Netto
Edição de Áudio e Sonorização: Guilherme Fiorentini
Imagem: Adaptação de “Exogen Mechanism of Action Brochure”

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Professor José Marcos Alves
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação
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Homenagem aos docentes aposentados do SEL

Homenagem aos docentes aposentados do SEL

Eles contribuíram para que o Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) alcançasse os atuais patamares de excelência acadêmica. Em reconhecimento ao apoio prestado pelos 17 docentes aposentados do Departamento às atividades de ensino, pesquisa e extensão, foi entregue uma placa de homenagem aos que puderam comparecer à confraternização realizada nesta sexta-feira (6), no Museu da Engenharia Elétrica.

Os docentes homenageados foram: Adilson Gonzaga; Adriano Alber de França Mendes Carneiro; Amílcar Careli César; Diógenes Pereira Gonzaga; Evandro Luís Linhari Rodrigues; Geraldo Roberto Martins da Costa; Heitor Cury Basso; Jerson Barbosa de Vargas; José Carlos Felizatti; José Carlos Pereira; José Carlos Sartori; Maria Stela Veludo de Paiva; Marcelo Basílio Joaquim; Mônica de Lacerda Rocha; Roberto Clarete Pessotta; Ruy Alberto Correa Altafim e Ruy Barbosa.

Confira o álbum de fotos da homenagem na página do SEL no Facebook.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP

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E-mail: comunica.sel@usp.br

Exposição de Haroldo Palo Júnior no Museu da Engenharia Elétrica

Exposição de Haroldo Palo Júnior no Museu da Engenharia Elétrica

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe, a partir desta sexta-feira (6), a exposição “Imagens da Vida Natural”, de Haroldo Palo Jr. Reconhecido internacionalmente, o fotógrafo, que faleceu em 2017, era morador de São Carlos desde 1973, quando ingressou na EESC para cursar Engenharia Elétrica.

Os quadros, que pertencem ao acervo da USP, exibem fotografias de paisagens e animais capturadas em quatro locais e ambientes distintos: Pantanal, Mata Atlântica, Aporé (MG) e Ilhas Geórgia do Sul. A exposição permanece em cartaz até março de 2020 e pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A abertura acontecerá às 16 horas, no Museu da Engenharia Elétrica. No mesmo local e horário, haverá uma homenagem aos professores aposentados do SEL que contribuíram para a qualificação do ensino e da pesquisa na EESC durante o período em que atuaram na Instituição e também foram colegas de turma do artista.

A exposição “Imagens da Vida Natural”, que tem a curadoria de Rafael Zafalon, é realizada no âmbito do Projeto Arte no Caminho, idealizado pelo SEL, com apoio do Centro Cultural da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da EESC e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus São Carlos da USP (GCACEx).

Este evento está no Entreartes, aplicativo gratuito criado pela USP que fornece informações sobre as atividades culturais oferecidas pela Universidade por meio de um QR Code e permite que os usuários acumulem pontos, trocando por brindes ou horas em Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).  

 

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Fotos: Haroldo Palo Júnior

 

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Elas na Engenharia: projeto da USP atrai alunas da rede pública para as exatas

Elas na Engenharia: projeto da USP atrai alunas da rede pública para as exatas

Estudantes de São Carlos aprendem conceitos básicos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação com docentes da EESC

Uma iniciativa promovida pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP quer estimular jovens alunas da rede pública da cidade a optarem por carreiras na área de ciências exatas, com ênfase nas engenharias. O objetivo é reduzir a desigualdade de gênero que ainda é presente em cursos superiores nesse campo de atuação, majoritariamente masculino.

Batizada de “Elas na Engenharia”, a iniciativa terá duração de seis meses, período em que as jovens serão desafiadas a desenvolverem soluções tecnológicas que possam melhorar problemas da sociedade. Para ajudá-las na missão, especialistas e professoras da EESC darão aulas e orientações para que elas possam se aprofundar em três frentes de trabalho: computação, por meio do desenvolvimento de aplicativos; mecânica, com foco na elaboração de objetos em três dimensões; e eletrônica, área em que as participantes terão que criar um circuito eletrônico.

Além das aulas, as meninas podem explorar a infraestrutura e o ambiente da USP, utilizando laboratórios, participando de atividades extracurriculares, além de conversarem com mulheres que atuam e estudam na área de engenharia, facilitando o esclarecimento de dúvidas sobre os cursos e suas respectivas carreiras. Para participar do projeto foram selecionadas 30 alunas das escolas estaduais Dr. Álvaro Guião e Prof. José Juliano Neto, ambas de São Carlos.

O Projeto “Elas na Engenharia” nasceu de uma parceria entre professoras, funcionárias e pesquisadoras da EESC, sendo contemplado no 4º edital SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU). Realizada pela EESC, a atividade conta com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC).

Conheça no vídeo produzido pela EESC algumas participantes do Projeto e confira os depoimentos de docentes que acompanham de perto a atuação das alunas.

Texto e foto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

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Página do Projeto no Facebook: https://www.facebook.com/elasnaengenharia/
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Os jovens líderes da EESC

Os jovens líderes da EESC

Três alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP estão entre os 10 estudantes brasileiros selecionados para participar do Cargill Global Scholars Program (CGSP), iniciativa internacional que capacita jovens com potencial de liderança no futuro. Por meio de seminários, orientações individuais, estudos de caso, eventos de networking e outras ações, o Programa visa desenvolver habilidades de pensamento crítico nos participantes, além de formar uma rede global de estudiosos e ajudá-los a ser a próxima geração de inovadores do mundo.

Oferecido pela empresa Cargill, em parceria com o Instituto de Educação Internacional (IIE), o CGSP seleciona 10 estudantes de cada país habilitado a concorrer no Programa. São seis no total: Brasil, China, Índia, Rússia, Indonésia e Estados Unidos. Os candidatos devem possuir bom desempenho acadêmico, estudar em áreas de interesse da Cargill e enviar cartas de apresentação pessoal e recomendação. Se forem aprovados nessa etapa, os estudantes devem ainda passar por uma entrevista. Os selecionados recebem uma bolsa de estudos, tutoria mensal de carreira e participam de atividades nacionais e internacionais.

No vídeo abaixo, você confere um pouco sobre os três estudantes da EESC que embarcaram nessa experiência: Bruno Alcântara (Engenharia de Produção), Mayara Cruz (Engenharia Mecatrônica) e Pedro Natali (*Engenharia de Computação). Eles falaram sobre como começou a relação de cada um com a liderança, quais as principais virtudes de um líder, o que esperam liderar no futuro e ainda deram dicas para jovens que pensam um dia em comandar uma grande equipe.

* Curso oferecido em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do SEL/USP

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Dinâmica, controle e aplicações: participe da Dincon 2019

Dinâmica, controle e aplicações: participe da Dincon 2019

A XIV Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações (Dincon), que acontece entre os dias 25 e 27 de novembro, na USP, em São Carlos, traz uma programação repleta de atrações. Ao todo, serão realizadas seis plenárias, 12 sessões técnicas, cinco mini simpósios, dois minicursos, além de três sessões de pôsteres. De perfil inter e multidisciplinar, o evento tem por objetivo proporcionar um ambiente favorável à interação entre engenheiros, matemáticos, físicos, químicos, biólogos e outros profissionais que tenham interesse no desenvolvimento de teorias não tradicionais de dinâmica e estratégias não convencionais de controle, bem como suas aplicações em ciência e tecnologia.

Para participar das atividades, basta se inscrever no site oficial do evento. A conferência é organizada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), ambos da USP, e pelo Instituto Federal da Bahia (Eunápolis). A programação completa, com os horários e locais das atrações, pode ser acessada neste link.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Com informações de Assessoria de Comunicação da EESC
Imagem: Adaptação de Divulgação

 

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Organização da DINCON 2019
E-mail: dinconusp2019@gmail.com

Trabalho de iniciação científica da EESC é publicado em revista internacional

Trabalho de iniciação científica da EESC é publicado em revista internacional

Artigo escrito por Guilherme durante a graduação foi publicado em revista internacional. Foto: Henrique Fontes/SEL

Publicar artigos científicos em revistas internacionais faz parte das responsabilidades que um aluno de mestrado ou doutorado possui durante o período em que realiza sua pesquisa. Por outro lado, quando o assunto é iniciação científica (IC), não é comum esperar que um estudante de graduação se preocupe com tal tarefa, afinal, ele está apenas iniciando seu contato com o universo da ciência.

No entanto, um ex-aluno do curso de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP resolveu romper com esse paradigma. Após finalizar sua iniciação científica na área de fotônica, Guilherme S. Arruda conseguiu publicar, como autor principal, um artigo na IEEE Journal of Photovoltaics, importante revista norte-americana. O feito foi comentado por seu então orientador Emiliano R. Martins, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC: “Em geral, um aluno de iniciação científica desenvolve parte de uma pesquisa como forma de treinamento, por isso que a publicação científica em revistas de alta reputação, como a que aceitou o artigo do Guilherme, é algo muito além do que se espera de um trabalho realizado na graduação”, afirma o docente.

A publicação do ex-aluno ganha ainda mais destaque se levarmos em consideração que um graduando, diferentemente de um estudante de mestrado ou doutorado, não possui dedicação exclusiva à pesquisa, uma vez que ainda está realizando seu curso. Emiliano revela que o processo de publicação é complexo e o trabalho passa pela análise e revisão de renomados cientistas da área. Durante o procedimento de submissão, o estudo recebe críticas, requerimento de alterações e, muitas vezes, os revisores demandam a produção de outros resultados que corroborem os argumentos e conclusões do trabalho. “É bem mais comum que o artigo seja recusado do que aceito”, diz o professor, que considera a publicação científica o ápice da atuação de um jovem pesquisador, pois certifica a produção de algo inédito.

A experiência de realizar iniciação científica proporcionou a Guilherme uma bagagem valiosa e contribuiu para uma formação mais completa. “Eu amadureci muito e tive contato, de forma bem mais detalhada, com uma área que eu gostava. A gente se torna mais independente, lê bastante e acaba aprendendo muitas coisas além do curso. Todo o processo de autoconhecimento e autoaprendizagem pelo qual eu passei durante a IC me ajudou a ter um entendimento melhor de algumas disciplinas”, explica o ex-aluno, que hoje faz mestrado no SEL. Seu trabalho também foi reconhecido pela própria Universidade, quando, em 2018, recebeu menção honrosa no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). A conquista lhe conferiu o direito de apresentar seu estudo na Ohio State, em Columbus, nos EUA, onde passou uma semana. “Muitas portas se abrem”, completa.

A pesquisa – Em seu trabalho, Guilherme analisou alternativas para aumentar a eficiência de painéis fotovoltaicos, que são produzidos a partir de cristais de silício e absorvem até 70% da luz solar que incide sobre a sua superfície. O desafio que engaja pesquisadores de diversos países do mundo é encontrar estratégias que tornem essas plataformas cada vez mais sustentáveis e com maior capacidade de gerar eletricidade. Partindo deste princípio, o ex-aluno conseguiu “modificar” a superfície da estrutura de silício utilizada em painéis solares, fazendo com que ela, praticamente, não refletisse a luz do sol, absorvendo 99% da iluminação incidente. Com isso, a geração de energia elétrica poderá aumentar consideravelmente.

Estudante da USP modificou a superfície da estrutura de silício que compõe os painéis fotovoltaicos para aumentar a absorção de luz solar. Foto: Guilherme Arruda.

Ao longo do período em que realizou IC, o pesquisador passou quatro meses na Universidade de York, da Inglaterra, local onde realizou a parte experimental de seu trabalho, teve contato com a fabricação de células solares, acompanhou como é o dia a dia do grupo de pesquisa local e ainda foi coautor de um artigo escrito por uma cientista da Instituição. Até hoje, a iniciação Científica segue contribuindo para a caminhada de Guilherme na esteira da pesquisa, pois, em seu trabalho de mestrado, ele consegue aproveitar algumas técnicas aprendidas na IC: “Por já estar inserido no tema e ter feito uma revisão bibliográfica sobre o assunto, o trabalho fica menos complexo. Com a bagagem adquirida, é possível antecipar algumas etapas”, explica o pesquisador, que teve seu primeiro contato com a ciência durante o intercâmbio que realizou na Technische Universität Braunschweig, da Alemanha, por meio do extinto Programa Ciência sem Fronteiras.

Após ter conquistado tamanha notoriedade, o jovem reconhece que o trabalho foi desgastante, mas que ver seu artigo publicado em uma revista internacional fez valer todo o empenho: “É muito gratificante saber que outras pessoas vão ler seu trabalho e, inclusive, poderão utilizá-lo de alguma forma. É como se você fizesse um produto e entregasse ao público. É uma criação sua, a qual você sempre tratará com carinho”, finaliza.

Ficou interessado em fazer IC na EESC? Então confira todas as orientações no site da Escola e descubra como participar!

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

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Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Telefone: (16) 3373-8740
E-mail: comunica.sel@usp.br

Conheça o Projeto “Elas na Engenharia” participando de sua aula inaugural

Conheça o Projeto “Elas na Engenharia” participando de sua aula inaugural

Acontece, na próxima sexta-feira (25), no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, a aula inaugural do Projeto “Elas na Engenharia”, que visa estimular meninas de escolas públicas a optarem por carreiras nas áreas de tecnologia e ciências exatas, com ênfase nas engenharias.

Ao longo da iniciativa, que terá duração de seis meses, as jovens serão desafiadas a desenvolverem soluções tecnológicas que possam melhorar problemas da sociedade. Para ajudá-las na missão, especialistas e professoras da EESC darão aulas e orientações para que elas possam se aprofundar em três frentes de trabalho: computação, por meio do desenvolvimento de aplicativos; mecânica, com foco na elaboração de objetos em três dimensões; e eletrônica, área em que as participantes terão que criar um circuito eletrônico.

Além das aulas, as meninas poderão explorar a infraestrutura e o ambiente da USP, utilizando laboratórios, participando de atividades extracurriculares, além de conversarem com mulheres que atuam e estudam na área de engenharia, facilitando o esclarecimento de dúvidas sobre os cursos e suas respectivas carreiras. Para participar do projeto foram selecionadas 30 alunas das escolas estaduais Dr. Álvaro Guião e Prof. José Juliano Neto, ambas de São Carlos. A aula inaugural será realizada às 14h30, no Anfiteatro Armando Toshio Natsume, do SEL. A entrada é gratuita.

O Projeto “Elas na Engenharia” nasceu de uma parceria entre professoras, funcionárias e pesquisadoras da EESC, e foi contemplado no 4º edital SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU). A atividade conta com o apoio do SEL, da Semana de Integração da Engenharia Elétrica (SIEEL), do  Women in Engineering IEEE, vinculado ao Ramo Estudantil IEEE da EESC e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC).

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

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Estudantes criam campanha de doação para o dia das crianças

Estudantes criam campanha de doação para o dia das crianças

Foto: Divulgação/SA-SEL

A Secretaria Acadêmica da Engenharia Elétrica (SA-SEL), composta por estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, recebe, até o dia 10 de outubro, doações de brinquedos para o projeto “Dia das Crianças”, no qual será promovido um dia especial com atividades, brincadeiras e entrega de presentes aos alunos do Centro Esportivo Municipal de Educação Infantil (CEMEI) João Jorge Marmorato, em São Carlos.

Podem ser doados brinquedos de qualquer natureza, desde que estejam em bom estado e sejam indicados para crianças de quatro a seis anos. A SA-SEL, organizadora da iniciativa, também receberá recursos para a compra de novos produtos. Os valores para doação variam de R$ 10,00 a R$ 100,00.  As contribuições em dinheiro devem ser feitas por meio de depósito bancário (veja os dados da conta abaixo) ou pela loja oficial da Secretaria na internet.

Já as doações de brinquedos, serão recolhidas em caixas disponíveis em três pontos do Campus da USP em São Carlos: na administração do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL), no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e no Restaurante Universitário. As caixas ficarão nesses locais até o dia 10 de outubro, data de entrega dos presentes e das atividades no CEMEI. Quem preferir, também pode fazer as doações diretamente na sala da SA-SEL, que fica no prédio de laboratórios de ensino do SEL.

Dados da conta para depósito:
Banco do Brasil
Gabriel Ouriques Longhini
Agência: 6845-4
Conta: 22266-6

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

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Secretaria Acadêmica da Engenharia Elétrica
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2198936023739451/
Telefone: (16) 9 9316-3957