Professor do SEL é promovido a membro sênior do IEEE

Professor da EESC-USP é promovido a membro sênior do IEEE


Docente recém-contratado para o Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), o professor Pedro de Oliveira Conceição Júnior recebeu neste mês de março a láurea referente à sua elevação para membro sênior do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), a maior associação profissional do mundo dedicada ao avanço da inovação e excelência tecnológica em sua área.

O prêmio recebido há pouco mais de duas semanas – uma placa em bronze com a gravação do reconhecimento emitida pelo corpo de diretores do IEEE, sediado nos EUA, confirma a decisão da entidade, ocorria no final de junho de 2022. “Sou muito grato ao IEEE e àqueles que recomendaram minha elevação, contribuindo assim para essa conquista”, agradeceu o professor do SEL/EESC.

Segundo comunicado oficial assinado por K.J. Ray Liu, presidente e CEO do IEEE no ano da premiação, apenas 10% dos mais de 400 mil membros do IEEE possuem esse grau, o que requer extensa experiência e reflete maturidade profissional e conquistas documentadas de importância. “Parabéns por este marco significativo e obrigado por suas contribuições para a profissão e ao IEEE”, elogiou o dirigente.

Em outra informe da entidade recebido pelo pesquisador da USP São Carlos, Zuhaina Zakaria, presidente do Comitê de Admissão e Avanço do IEEE, explica que os membros seniores são elegíveis para ocupar posições executivas de voluntariado no IEEE. “Cada membro sênior do IEEE pode poderá indicar outros candidatos, uma vez que estes podem servir de referência para outros candidatos a membros seniores. Os membros seniores recém-elevados também são encorajados a encontrar os próximos inovadores de amanhã e convidá-los a ingressar no IEEE”, complementa Zakaria.

Nova abordagem para a teoria de sinais e sistemas é destaque em livro de professor do SEL

Sinais e sistemas têm a reputação de ser um assunto difícil. Essentials of Signals and Systems é o livro lançado pela editora Wiley  com o objetivo de mudar essa reputação mostrando uma nova abordagem para esse tema, ensinando os conceitos essenciais de maneira amigável, intuitiva e acessível. A obra tem como autor Emiliano R. Martins, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

A visão geral do livro é de que as abordagens tradicionais de sinais e sistemas são desnecessariamente complicadas e que as experiências de aprendizado dos alunos são beneficiadas ao se fazer uma conexão clara entre a teoria da representação de sinais e sistemas e a teoria da representação de vetores e operadores em álgebra linear.

O autor começa revisando a teoria da representação em álgebra linear, enfatizando que os vetores são representados por coordenadas diferentes quando a base é alterada e que a base dos autovetores é especial porque simplifica a representação do operador.

“Assim, em cada passo da teoria da representação de sinais e sistemas, buscamos mostrar o passo análogo em álgebra linear. Essa abordagem facilita os alunos a entenderem que sinais são análogos a vetores, que sistemas são análogos às matrizes e que a transformada de Fourier é uma mudança na base que diagonaliza os operadores LTI”, detalha o autor do livro, Emiliano R. Martins.

O texto enfatiza os conceitos-chave na análise de sistemas lineares e invariantes no tempo, demonstrando o significado algébrico e físico da transformadas de Fourier. O conteúdo da obra conecta cuidadosamente as transformações mais importantes (Série de Fourier, Transformada de Fourier em Tempo Discreto, Transformações de Fourier Discretas, Laplace e Transformações Z), enfatizando suas relações e motivações. “Os domínios de tempo contínuo e discreto são conectados e os alunos aprendem passo a passo como usar a função fft, usando exemplos simples”, complementa Martins.

Incorporando objetivos e problemas de aprendizagem e apoiado por códigos Matlab simples para ilustrar os conceitos, o texto do livro apresenta aos alunos as bases para permitir que o leitor busque tópicos mais avançados em cursos posteriores. “Essentials of Signals and Systems nasceu das notas de aula que escrevi para os cursos de Sinais e Sistemas e Processamento Digital de Sinais, ambos ministrados para alunos do SEL-EESC”, revela o autor do livro.

A obra é indicada para alunos de graduação em Engenharia Elétrica e Computação. As informações contidas também são pertinentes para estudantes de Física e áreas relacionadas envolvidas na compreensão de sinais e processamento de sistemas, incluindo aqueles que trabalham em aplicações práticas relacionadas.

 

Alexandre Milanetti

Alunos de pós-graduação do SEL recebem prêmios de destaque nos EUA

Alunos de pós-graduação da EESC-USP recebem prêmios de destaque nos EUA

 

Dois alunos do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) receberam importantes premiações recentes no exterior.

No final do último mês de fevereiro, durante a Conferência SPIE Medical Imaging 2023, realizada em San Diego (EUA), Lucas Exposto Soares, aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da EESC, foi premiado com o melhor poster da conferência Image Perception, Observer Performance, and Technology Assessment, recebendo a láurea Cum Laude Award for Poster, com o trabalho Assessment the impact of correlated noite in digital mammography: a virtual clínica trial.

Além dele, Arthur Chaves Costa, que também é aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da EESC e está realizando doutorado sanduíche na Universidade de Lund (Suécia), apresentou na mesma conferência nos EUA um workshop sobre simulação de ruído anatômico, intitulado Interactive breast lesion designer for virtual trials based on Perlin noise, juntamente com a equipe da universidade sueca. O trabalho foi premiado como melhor workshop da Conferência SPIE Medical Imaging 2023.

Ambos os alunos são orientados pelo Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira, docente do Departamento de Engenharia Elétrica e Computação da EESC/USP e Coordenador do Laboratório de Visão Computacional (LAVI).

Sobre os trabalhos
A pesquisa de Lucas Soares tem como objetivo avaliar como os diversos parâmetros de qualidade dos equipamentos mamográficos, como ruído, contraste, resolução, entre outros, influenciam na detecção de lesões mamárias pelos radiologistas. Entre os parâmetros de qualidade dos equipamentos, o ruído quântico é um dos que mais influenciam a detecção pelos médicos. No caso da mamografia digital, o ruído quântico é inevitável, pois está diretamente relacionado com a dose de radiação utilizada pelo equipamento. Ou seja, a única forma de evitar o ruído seria utilizar uma dose de radiação tão alta que seria muito prejudicial ao paciente. Como os equipamentos mamográficos atuam em uma faixa bem segura de exposição à radiação, o ruído está sempre presente na imagem e, em geral, os radiologistas já estão acostumados a realizar análise nas imagens com uma certa quantidade de ruído.

“Alguns equipamentos de mamografia possuem detectores digitais que utilizam cintiladores para aumentar a eficiência quântica da detecção, o que acaba por reduzir a dose de radiação absorvida pelo paciente. No entanto, os cintiladores fazem com que os elementos detectores apresentam um problema de interferência entre eles, que faz com que o sinal detectado por cada elemento sensor seja influenciado pelos elementos vizinhos. Essas interferências fazem com que o ruído da mamografia apresente correlação espacial, ou seja, apresentem padrões não-uniformes que geram artefatos na imagem. Esses artefatos podem fazer com que algumas lesões mamárias sejam perdidas ou confundidas pelos radiologistas quando estão analisando as mamografias”, explica o aluno da EESC premiado nos EUA.

O trabalho realizado por Soares foi analisar objetivamente como a correlação espacial do ruído influencia a detecção de lesões na mamografia digital. Ele utilizou um equipamento de mamografia do Hospital de Câncer de Barretos (SP) e modelou todos os parâmetros necessários para simulação do ruído desse equipamento, inclusive a correlação espacial. Utilizando um software de simulação desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia, ele gerou um conjunto de 100 imagens mamográficas com ruído correlacionado e outras 100 imagens com ruído não-correlacionado (também chamado de ruído branco).

Depois, utilizando um software desenvolvido pelo Dr. Lucas Rodrigues Borges, ex-aluno de doutorado da EESC/USP e cientista da empresa norte-americana Real Time Tomography LLC, Soares gerou imagens de lesões mamárias (microcalcificações) de diferentes tamanhos e formas e inseriu digitalmente nas mamografias.

“Quatro leitores analisaram essas imagens para tentar detectar as microcalcificações, sem saber quais imagens possuíam ruído correlacionado e quais não. As leituras foram realizadas no LAVI, que possui uma sala escura dedicada, com monitores de alta resolução, específicos para leitura de mamografia digital. Os resultados obtidos após a análise de 800 imagens pelos leitores mostraram que a taxa de detecção das microcalcificações nas mamografias sem ruído correlacionado foi aproximadamente 25% maior do que nas imagens que apresentam correlação espacial do ruído. Esse resultado é importante pois outras pesquisas estão sendo desenvolvidas no LAVI, inclusive com o uso de inteligência artificial, para a filtragem de ruído correlacionado na mamografia digital. Se essa pesquisa tiver sucesso, podemos aumentar consideravelmente a taxa de detecção do câncer de mama, beneficiando as mulheres que participam dos programas de rastreio”, detalha Soares.

Essa pesquisa teve apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e colaboração do Hospital de Câncer de Barretos, da Universidade da Pensilvânia (EUA) e da empresa Real Time Tomography LLC. “Esse é um exemplo muito concreto de como a parceria entre Universidades, centros de pesquisa e empresas são importantes para o avanço da ciência”, destaca o Prof. Marcelo Vieira, orientador do trabalho e coordenador do projeto de pesquisa.

Outro aluno orientado pelo mesmo pesquisador é Arthur Costa, que está realizando deste outubro de 2022 um estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Lund (Suécia), com esta bolsa no exterior sendo financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do programa PrInt/USP.

A equipe de pesquisas da universidade sueca desenvolve softwares de geração de imagens sintéticas de mamografia digital para a realização de testes clínicos virtuais – Virtual Clinical Trials (VCTs). Estes são importantes ferramentas de simulação que permitem testar protocolos de aquisição de imagens médicas de forma virtual, antes deles serem efetivamente utilizados na prática clínica.

“Essas ferramentas diminuem o tempo e o custo das pesquisas na área médica e são cada vez mais comuns em todo o mundo. Durante os primeiros quatro meses em que trabalhei na Universidade de Lund, colaborei com a equipe de pesquisadores de lá para desenvolver métodos de simulação mais precisos para a geração de imagens mamográficas sintéticas ainda mais realistas”, relata Costa.

“Este trabalho que teve a colaboração do Arthur, nosso aluno de pós-graduação da EESC-USP, também foi premiado na conferência em San Diego, e é resultado da colaboração entre a Universidade de Lund, a Universidade da Pensilvânia, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a USP”, complementa o orientador Marcelo Vieira (SEL/EESC), que esteve presente no evento dos EUA junto com Lucas Soares, Arthur Costa e Rodrigo Vimieiro, outro aluno de doutorado orientado pelo professor da USP São Carlos.



Alexandre Milanetti, para a Comunicação EESC

Aplicações de Transferência Indutiva de Potência em Veículos Elétricos – Breve Revisão e Estado-da-Arte

Aplicações de Transferência Indutiva de Potência em Veículos Elétricos

Breve Revisão e Estado-da-Arte – Por Rodolfo Castanho Fernandes

27/03/2023 das 10h às 12h
Anfiteatro Armando Toshio Natsume
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC

Rodolfo Castanho Fernandes, é engenheiro eletricista (2008) e mestre (2010) em Eletrônica de Potência pela UNESP Ilha Solteira, doutor (2015) em transferência indutiva de potência/sistemas dinâmicos pela USP de São Carlos e atualmente Pesquisador Colaborador da UNICAMP no grupo de Armazenamento Avançado de Energia. Membro Sênior do IEEE desde 2021, participou ativamente de diversas sociedades como IEEE Communications Society, IEEE Industry Applications Society, IEEE Power & Energy Society, IEEE Industrial Electronics e mais recentemente, IEEE Aerospace and Electronics Systems Society. Trabalha também na indústria brasileira desde 2010 onde desenvolve principalmente projetos de eletrônica embarcada, baterias. BMS e carregadores de baterias para aplicações agrícolas.

Curso de “Introdução à língua e cultura japonesa – Módulo 2” – inscrições de 21 e 26 de março

Introdução à língua e cultura japonesa – Módulo 2

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP receberá, entre os dias 24 e 28 de março de 2023, as inscrições para o Módulo 2 do seu curso gratuito de japonês. A atividade, que é voltada para aqueles que já tenham a noção básica ou que já tenham cursado o primeiro módulo, conta com 70 vagas disponíveis. Para participar, os interessados devem se inscrever via Sistema Apolo, preenchendo o formulário que estará disponível neste link, no período de inscrição indicado.

Durante o curso, que é aberto ao público em geral, os participantes aprenderão temas como introdução à Kanji, conjugação verbal no passado, contagem, adjetivos, forma verbal usada para pedir, afirmar e descrever eventos, além de aspectos culturais que envolvem comportamentos próprios da cultura japonesa. Os participantes que forem aprovados na avaliação com média mínima de seis (6) e obtiverem pelo menos 75% de frequência, receberão um certificado de conclusão expedido pela USP.

Programada para ser realizada de 04 de abril a 11 de julho de 2023, a iniciativa terá aulas online às terças-feiras, das 16h00 às 17h30 (os participantes receberão um link para acompanhar as atividades). Todo o conteúdo do curso será ministrado por estudantes universitários que possuem experiência com o idioma e decidiram aproveitar a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido em suas vidas.

Havendo um número de inscritos maior do que o número de vagas, haverá um processo de seleção que será efetuado na semana anterior ao início das aulas.

Veja como é a arte de fazer os ideogramas que representam palavras no idioma japonês.

Aplicativo gratuito de dimensionamento fotovoltaico é desenvolvido no SEL

Aplicativo gratuito de dimensionamento fotovoltaico é desenvolvido no SEL

Com o propósito de auxiliar no aprendizado de sistemas fotovoltaicos, foi desenvolvido no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), um aplicativo de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede “Ongrid”.

O app, de autoria do engenheiro eletricista Nílson Takayuki, ex-aluno EESC, e do professor Elmer Pablo Tito Cari, está baseado na planilha de cálculo disponibilizada no curso de extensão universitária Curso Solar USP, ministrado regularmente no SEL.

O aplicativo pode ser descarregado gratuitamente digitando-se o nome Curso Solar USP no Google Play Store (Android) e na Microsoft Store (Windows). Para obtenção dos dados de irradiação solar, o app utiliza a base solarimétrica (mapa solarimétrica) do  Sundata do Cresesb  que tem uma boa precisão.

Para utilizar o aplicativo deve-se indicar o nome da cidade onde será colocada a instalação, a energia média mensal dos últimos 12 meses e o custo da energia obtido de uma conta de energia.

“A partir dessas informações, o app determina a potência fotovoltaica, o número de módulos e sugestão de inversor fotovoltaico. Também é fornecida a energia mensal gerada mês a mês, as toneladas de CO2 anual evitadas pelo uso do sistema e o número de árvores equivalente”, explica o professor da EESC-USP.

Elmer Cari revela ainda que o aplicativo pode ser amplamente utilizado por pessoas com conhecimento básico de eletricidade e que um tutorial sobre seu uso pode ser consultado no Canal do Curso Solar USP no YouTube neste link.

Mais informações sobre o app também podem ser obtidas por meio deste e-mail.

 

Por Alexandre Milanetti, para a Comunicação EESC

Escolha da nova Chefia do Depto de Eng. Elétrica e de Computação

Escolha da nova Chefia do Departamento de Eng. Elétrica e de Computação

 

Nos termos do Artigo 4o, Parágrafo Único, da Portaria 54/2022, de 15/12/2022, que dispõe sobre a eleição para escolha do(a) do Chefe e do(a) Vice-Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC-USP, a Comissão Eleitoral informa que não houve chapa regstrada no período de 14 a 23/02/23. Assim, a única chapa registrada e deferida foi:

Chefe: Profa. Titular Vilma Alves de Oliveira
Vice-Chefe: Prof. Titular Ben-Hur Viana Borges

Acesse informe da Comissão Eleitoral
Acesse a ata da Comissão Eleitoral
Acesse a Portaria 54/2022

Nova turma do curso sobre projetos e instalação de painéis solares – EAD (à distância)

Nova turma do curso sobre projetos e instalação de painéis solares – EAD (à distância)

 

Participantes das últimas edições do curso solar

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP realizará mais uma edição do Curso Solar Fotovoltaico, iniciativa que ensina profissionais a desenvolverem projetos de painéis solares no computador e a instalar esses sistemas em diferentes ambientes. Nesta edição o curso será EAD (à distância) com encontros virtuais nos dias dos cursos. Os interessados podem se inscrever do dia 01/03/2023 a 17/03/22 por meio do site do curso. É necessário que o participante faça sua inscrição com uma conta de usuário do Google (“gmail”, ou emails institucionais ligados ao Google: contas da USP, etc) para ter acesso à área do aluno.

Participantes irão aprender os procedimentos de instalação dos painéis fotovoltaicos

O curso é dividido em duas partes. O curso 1 é Introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação, que será realizado nos dias 31 de Março e 01 de Abril de 2023. Os participantes irão aprender sobre o dimensionamento básico do sistema fotovoltaico; a leitura de mapas solarimétricos, que mostram a incidência de radiação em diferentes países; os procedimentos de instalação dos painéis fotovoltaicos; a ligação do sistema no quadro de força; os passos para a configuração na central de monitoramento e até mesmo as etapas para solicitar conexão à concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica. Podem participar engenheiros, arquitetos, estudantes, técnicos, empreendedores e qualquer pessoa interessada em investir no ramo. O valor da inscrição é de R$ 600,00 à vista. Também pode ser paga em duas vezes de R$ 360,00 ou em três vezes de R$ 240,00.

Voltado a profissionais específicos do ramo de engenharia elétrica, o segundo curso é o Dimensionamento Avançado de Sistemas Fotovoltaicos Usando PVsyst, que ocorrerá no dia 02 de Abril de 2023. Nele, os interessados aprenderão a projetar sistemas fotovoltaicos em 3D com a utilização do software PVsyst (versão demo), que pode ser baixado neste link. No programa de computador, os participantes irão trabalhar sombreamento, projeção em telhados, lajes, estacionamentos, além de estudarem a viabilidade financeira do sistema proposto. Para participar desse módulo, o valor da inscrição é de R$  500,00 à vista, mas também pode ser paga em duas vezes de R$ 300,00 ou então em três vezes de R$ 200,00. É preciso que o aluno tenha no seu notebook o software instalado, de preferência, a última versão.

Quem fizer os dois cursos receberão um desconto adicional no módulo 2 de 100 Reais em cima do valor que iria pagar. Então ficaria: Módulo 1 + Módulo 2 = 600 + 400 = 1000 Reais à vista (ou em até três vezes no cartão 720+500 = 1200 Reais).

Sistemas Fotovoltaicos instalados na Laje do SEL-EESC USP

Cada curso conta com 100 vagas disponíveis. As aulas serão ministradas EAD com encontros virtuais com o professor Dr. Elmer Cari, do Departamento, pelos Eng. Leandro do Nascimento e pelo Eng. Willy Zulke da EESC/USP, bem como por monitores de graduação e pós-graduação. A programação dos cursos pode ser encontrada no link:<http://www.sel.eesc.usp.br/cursosolar/?page_id=568>

Nesta edição durante o curso os participantes aprenderão a utilizar o aplicativo “Curso Solar USP” de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos Ongrid brupo B, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store (Android) e na Microsoft Store (Windows).

Além disso, um Vídeo Institucional do Curso Solar USP pode ser encontrado em: https://youtu.be/mT6GE6SVQQw

Mais informações:

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL)
E-mail: cursosolar@eesc.usp.br
Site do curso: www.sel.eesc.usp.br/cursosolar/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCXrwQ9VvvmNp_oQXEGW6qkw

 

Curso de difusão “Laboratório de Introdução à Instrumentação Eletrônica e Projetos”

Curso de difusão “Laboratório de Introdução à Instrumentação Eletrônica e Projetos”

 

Na primeira quinzena de março de 2023 a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP estará oferecendo o curso de difusão Laboratório de Introdução à Instrumentação Eletrônica e Projetos, cujo objetivo é reforçar as aulas práticas de Laboratórios de Engenharia Elétrica e enfatizar os procedimentos de montagem de circuitos elétricos e eletrônicos, além da medição de grandezas que descrevem o comportamento.

Este curso é gratuito e voltado para os estudantes universitários, de Engenharia Elétrica (qualquer modalidade) e Engenharia de Computação, que tiveram as práticas de Laboratórios de Circuitos afetadas pela pandemia da covid-19.

As aulas serão presenciais e realizadas de 6 a 10 de março de 2023 no Laboratório de Ensino do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL), da EESC-USP, campus 1 em São Carlos (Avenida do Trabalhador Sãocarlense, 400). Serão oferecidas 32 vagas. As inscrições on-line estarão abertas entre os dias 20 de fevereiro e 24 de fevereiro de 2023.

Os inscritos selecionados, que não possuem vínculo formal com a USP, deverão enviar os seguintes documentos para validação de sua matrícula no curso: RG, CPF e comprovante de endereço. O envio dos documentos pessoais será efetuado por meio de um link para upload enviado por e-mail. O não envio dos documentos invalidará a inscrição. Os inscritos que já possuem vínculo com a USP, como alunos, docentes e funcionários, não precisarão fazer upload dos documentos pessoais, uma vez que já possuem os dados cadastrados e validados nos Sistemas USP.

Havendo um número de inscritos maior que o número de vagas, a seleção dará prioridade aos ingressantes no curso de Engenharia Elétrica em qualquer ênfase nos anos de 2019 ou 2020. Em seguida serão consideradas a análise do histórico escolar e as justificativas constantes na carta de intenção as quais evidenciem o interesse e a necessidade do conhecimento a ser adquirido no curso.

Não há pré-requisitos de graduação para os interessados no curso, que terá os seguintes critérios para aprovação: 75% de presença, realização das atividades de laboratório e relatório, perfazendo média maior ou igual a 7.

O curso de difusão Laboratório de Introdução à Instrumentação Eletrônica e Projetos será coordenado pelo professor Eduardo Nobuhiro Asada, tendo como vice-coordenador o professor José Carlos de Melo Vieira Júnior, ambos do SEL/EESC-USP.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio deste e-mail. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas neste link.

Por Alexandre Milanetti, para a Comunicação da EESC-USP

Professor do SEL recebe prêmio internacional do IEEE

Professor do SEL recebe prêmio internacional do IEEE

 

A maior organização científica mundial na área de Engenharia, o IEEE – Advancing Technology for Humanity, concedeu recentemente o prêmio IEEE PES Technical Committee Working Group Recognition Award for Outstanding Standard or Guide ao pesquisador Eduardo Nobuhiro Asada, professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Eduardo Nobuhiro Asada, da EESC-USP (crédito: arquivo pessoal)

 

A láurea foi concedida pelo Analytical Methods in Power Systems Committee – PES IEEE ao subcomitê Working Group on Modern Heuristic Optimization (WGMHO) e seus membros, e do qual o professor Asada é o atual vice-presidente.

Segundo o pesquisador, a premiação, cuja indicação fora feita em 2021, foi comunicada em dezembro em função do desempenho do grupo WGMHO em atividades como proposição de livros publicados pelo IEEE, em atividades no IEEE PES General Meeting, como competições técnicas, sessões painéis e de artigos técnicos.

IEEE e seus membros formam uma organização sem fins lucrativos que inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de publicações altamente citadas, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais e educacionais. “O IEEE é a voz confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo”, ressalta Asada.

Além do professor da EESC, os demais professores membros do WGMHO premiados são seu presidente, José Luis Rueda Torres (TU Delft, Países Baixos); seu secretário, Samuele Grillo (Politecnico di Milano, Milão, Itália); Kwang Y. Lee (Baylor University, Estados Unidos); Zita A. Vale (Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto – ISEP/IPP, Porto, Portugal); Hiroyuki Mori (Meiji University, Tóquio, Japão); Sergio Rivera  (Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, Colômbia); Santiago Torres (Universidad de Cuenca, Cuenca, Equador); Rolando Pringles (Universidad Nacional de San Juan, San Juan, Argentina); e Vladimiro Miranda (INESC Technology and Science – INESC TECFaculty of Engineering of the University of Porto, Porto, Portugal).

 

Por Alexandre Milanetti,
para a Assessoria de Comunicação da EESC