Palestra: Diagnosis, Prognosis, and Health Monitoring of Cooperative Multi-Agent Systems (MAS) and Complex Industrial Systems

Palestra:
Diagnosis, Prognosis, and Health Monitoring of Cooperative Multi-Agent Systems (MAS) and Complex Industrial Systems
31 de agosto, 14:00, na sala 4-001 do ICMC

Professor Kash Khorasani
Department of Electrical and Computer Engineering
Concordia University
Montreal, Quebec, Canada

Abstract: In this talk, we provide na overview of controlling networked unmanned autonomous systems, their applications, as well as the solutions that are proposed for these problems. Specifically, this talk provides an overview on recente results and progresses made on multi-agent consensus, by focusing on cooperative control and consensus (formation) control in presence of communication, control implementation, and saturation constraints. Finally, we present the active areas of event-triggered consensus control, network security, and attacks on the agents as well as networks and resilient consensus control strategies that are proposed to handle these challenges. Moreover, we provide a summary of the research outcomes and accomplishments that we  have recently achieved and developed in the DPHM domain of MAS. The presented results are categorized into three main groups, namely i) model-based approaches, ii) datadriven and computational intelligence-based methods and iii) hybrid methodology, where a hybrid method refers to a scheme that invokes both model-based and datadriven/computational intelligencebased approaches.

Resumé: K. Khorasani received the Ph.D. degree in Eletrical and Computer Engineering from the University of Illinois at Urbana-Champaign in 1985. From 1985 to 1988 he was an Assistant Professor at the University of Michigan at Dearborn and since 1988 he has been with Concorida University where he is currently a Professor in the Department of Electrical and Computer Engineering. His current research interests are in stability theory, control of large-scale systems, nonlinear control, adaptive control, modeling and control of flexible-link and joint manipulators, and theory and applications of neural networks.

Realização:
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC) – SEL-EESC-USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – EESC – USP

Apoio: FAPESP

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da EESC – USP
Telefone: (16) 3373-9371
E-mail: posee@sc.usp.br

Aprenda alemão em curso gratuito da USP em São Carlos

Aprenda alemão em curso gratuito da USP em São Carlos

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP irá oferecer curso gratuito de alemão. A atividade, que é aberta ao público, conta com 180 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas de 13 a 19 de agosto.

Dividido em dois módulos, o curso será ministrado por voluntários que já tiveram experiências com o alemão – entre eles, alunos de intercâmbio, professores de escolas de idiomas e nativos que vieram ao Brasil estudar. Em “Introdução à Língua e Cultura Alemã I, os participantes aprenderão temas básicos como alfabeto, pronúncia, números, pequenos diálogos, formas de se apresentar, entre outros. Já no segundo módulo, nomeado “Introdução à Língua e Cultura Alemã II, os interessados terão conteúdos sobre corpo, saúde, vestuário, profissões, tempo, férias e outros assuntos mais complexos. Para participar do segundo módulo, é necessário ter concluído o primeiro ou ter sido aprovado em avaliação de nivelamento.

Programado para ser realizado de 20 de agosto a 20 de dezembro, o curso terá 14 aulas e incluirá provas. Aqueles que forem aprovados nas avaliações com média mínima de seis (6) e obtiverem pelo menos 85% de frequência, receberão um certificado de conclusão expedido pela USP. Para se inscrever, acesse o Sistema Apolo da Universidade, escolha o curso e sigas as orientações . Em caso de dúvidas clique aqui para as instruções passo a passo.

O primeiro módulo será oferecido em duas turmas, com atividades às segundas e quartas-feiras; já o segundo, ocorrerá às terças-feiras em turma única. As aulas acontecerão sempre das 19 às 22 horas, no bloco C da EESC (Sala C3), que fica na Avenida Trabalhador São-Carlense, 400, no Parque Arnold Schimidt.

Promovido pelo SEL desde 2016, o curso tem o objetivo de despertar no público o interesse pelo idioma alemão, oferecendo conhecimento básico sobre a língua para que os participantes aprofundem seus estudos em escolas especializadas no futuro.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL-USP

Mais Informações
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC
E-mail: departamento.eletrica@eesc.usp.br
Telefone: (16) 3373-8276

Exposição fotográfica na USP mostra a importância dos insetos na natureza

Exposição fotográfica na USP mostra a importância dos insetos na natureza

Fotografias foram registradas durante o pós-doutorado de André

O Brasil é referência mundial quando o assunto é biodiversidade, tendo como base suas grandes florestas que são a casa de milhares de espécies da fauna e flora nacional. Mesmo assim, há diversos seres vivos ainda desconhecidos e que têm seu papel no meio ambiente pouco difundido à sociedade, como é o caso dos insetos. Muitas vezes considerados nocivos aos seres humanos, esses animais têm grande importância para a natureza, pois, entre outras funções, são responsáveis pela polinização. Visando aproximar o público do universo imperceptível dos insetos, a USP em São Carlos recebe, até o dia 8 de outubro, a exposição fotográfica “Interações”.

Criada pelo biólogo André Rangel Nascimento, a mostra conta com 41 fotografias, distribuídas pelos corredores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). “As fotografias apresentam a microfauna, em especial os insetos, atuando em relevantes ambientes naturais do nosso país e interagindo com outras espécies, entre elas, as plantas. Os registros são parte de meu pós-doutorado, em que realizei dois anos de expedições científicas”, revela André, que é doutor em ecologia. Alguns retratos do especialista também estão expostos no Museu da Engenharia Elétrica e no Anfiteatro Armando Toshio Natsume, ambos do SEL.

Capturadas em ambientes que vão de jardins a florestas, as fotografias exibem, em detalhes, o comportamento dos insetos e de outros pequenos animais. Segundo o autor do trabalho, conhecer a biodiversidade desses animais é fundamental para o entendimento dos mecanismos necessários para a preservação das florestas, pois é preciso dar o devido valor à vida e entender a importância de proteger esses frágeis ecossistemas. “Quando pensamos no desmatamento ou em um incêndio florestal, muitas vezes não enxergamos a amplitude do desastre e todas as formas de vida que perdemos. Para cada árvore cortada, muitos outros organismos associados a ela simplesmente desaparecem”, afirma o biólogo.

Caracol também faz parte da exposição no SEL 

André explica que, quando se pensa em florestas, imediatamente nos vêm à mente imagens de árvores, macacos, felinos, aves e borboletas. No entanto, há muito mais diversidade no interior das matas que fogem totalmente ao conhecimento das pessoas comuns e também dos cientistas. “Esperamos que a população seja um agente da preservação dos ambientes naturais, sejam eles jardins, parques, praças, reservas e até mesmo florestas”, reitera o pesquisador.

A exposição, que está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, é realizada no âmbito do Projeto Arte no Caminho, idealizado pelo SEL, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da EESC e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus de São Carlos da USP (GCACEx). A iniciativa visa despertar o interesse da comunidade pela arte, transformando ambientes universitários em pequenas galerias. A exposição conta com a curadoria de três artistas: Lucia Rangel, Rafael Zafalon e Maria Nascimento. Os dois últimos também atuam como marchand, trabalhando na inserção da arte em galerias internacionais.

Comportamento dos insetos é retratado nas fotografias

 

Este evento está no Entreartes, aplicativo gratuito criado pela USP que fornece informações sobre as atividades culturais oferecidas pela Universidade por meio de um QR Code e permite que os usuários acumulem pontos, trocando por brindes ou horas em Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).  

Acesse aqui o Catálogo da Exposição


Texto: Assessoria de Comunicação do SEL-USP
Fotos: André Rangel Nascimento

 

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do SEL
Telefone: (16) 3373-8740
E-mail: comunica.sel@usp.br