Homenagem aos docentes aposentados do SEL

Homenagem aos docentes aposentados do SEL

Eles contribuíram para que o Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) alcançasse os atuais patamares de excelência acadêmica. Em reconhecimento ao apoio prestado pelos 17 docentes aposentados do Departamento às atividades de ensino, pesquisa e extensão, foi entregue uma placa de homenagem aos que puderam comparecer à confraternização realizada nesta sexta-feira (6), no Museu da Engenharia Elétrica.

Os docentes homenageados foram: Adilson Gonzaga; Adriano Alber de França Mendes Carneiro; Amílcar Careli César; Diógenes Pereira Gonzaga; Evandro Luís Linhari Rodrigues; Geraldo Roberto Martins da Costa; Heitor Cury Basso; Jerson Barbosa de Vargas; José Carlos Felizatti; José Carlos Pereira; José Carlos Sartori; Maria Stela Veludo de Paiva; Marcelo Basílio Joaquim; Mônica de Lacerda Rocha; Roberto Clarete Pessotta; Ruy Alberto Correa Altafim e Ruy Barbosa.

Confira o álbum de fotos da homenagem na página do SEL no Facebook.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Telefone: (16) 3373-8740
E-mail: comunica.sel@usp.br

Exposição de Haroldo Palo Júnior no Museu da Engenharia Elétrica

Exposição de Haroldo Palo Júnior no Museu da Engenharia Elétrica

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe, a partir desta sexta-feira (6), a exposição “Imagens da Vida Natural”, de Haroldo Palo Jr. Reconhecido internacionalmente, o fotógrafo, que faleceu em 2017, era morador de São Carlos desde 1973, quando ingressou na EESC para cursar Engenharia Elétrica.

Os quadros, que pertencem ao acervo da USP, exibem fotografias de paisagens e animais capturadas em quatro locais e ambientes distintos: Pantanal, Mata Atlântica, Aporé (MG) e Ilhas Geórgia do Sul. A exposição permanece em cartaz até março de 2020 e pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A abertura acontecerá às 16 horas, no Museu da Engenharia Elétrica. No mesmo local e horário, haverá uma homenagem aos professores aposentados do SEL que contribuíram para a qualificação do ensino e da pesquisa na EESC durante o período em que atuaram na Instituição e também foram colegas de turma do artista.

A exposição “Imagens da Vida Natural”, que tem a curadoria de Rafael Zafalon, é realizada no âmbito do Projeto Arte no Caminho, idealizado pelo SEL, com apoio do Centro Cultural da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da EESC e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus São Carlos da USP (GCACEx).

Este evento está no Entreartes, aplicativo gratuito criado pela USP que fornece informações sobre as atividades culturais oferecidas pela Universidade por meio de um QR Code e permite que os usuários acumulem pontos, trocando por brindes ou horas em Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).  

 

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Fotos: Haroldo Palo Júnior

 

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Telefone: (16) 3373-8740
E-mail: comunica.sel@usp.br

Elas na Engenharia: projeto da USP atrai alunas da rede pública para as exatas

Elas na Engenharia: projeto da USP atrai alunas da rede pública para as exatas

Estudantes de São Carlos aprendem conceitos básicos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação com docentes da EESC

Uma iniciativa promovida pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP quer estimular jovens alunas da rede pública da cidade a optarem por carreiras na área de ciências exatas, com ênfase nas engenharias. O objetivo é reduzir a desigualdade de gênero que ainda é presente em cursos superiores nesse campo de atuação, majoritariamente masculino.

Batizada de “Elas na Engenharia”, a iniciativa terá duração de seis meses, período em que as jovens serão desafiadas a desenvolverem soluções tecnológicas que possam melhorar problemas da sociedade. Para ajudá-las na missão, especialistas e professoras da EESC darão aulas e orientações para que elas possam se aprofundar em três frentes de trabalho: computação, por meio do desenvolvimento de aplicativos; mecânica, com foco na elaboração de objetos em três dimensões; e eletrônica, área em que as participantes terão que criar um circuito eletrônico.

Além das aulas, as meninas podem explorar a infraestrutura e o ambiente da USP, utilizando laboratórios, participando de atividades extracurriculares, além de conversarem com mulheres que atuam e estudam na área de engenharia, facilitando o esclarecimento de dúvidas sobre os cursos e suas respectivas carreiras. Para participar do projeto foram selecionadas 30 alunas das escolas estaduais Dr. Álvaro Guião e Prof. José Juliano Neto, ambas de São Carlos.

O Projeto “Elas na Engenharia” nasceu de uma parceria entre professoras, funcionárias e pesquisadoras da EESC, sendo contemplado no 4º edital SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU). Realizada pela EESC, a atividade conta com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC).

Conheça no vídeo produzido pela EESC algumas participantes do Projeto e confira os depoimentos de docentes que acompanham de perto a atuação das alunas.

Texto e foto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

Mais Informações
Página do Projeto no Facebook: https://www.facebook.com/elasnaengenharia/
Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Telefone: (16) 3373-8740
E-mail: comunica.sel@usp.br

Os jovens líderes da EESC

Os jovens líderes da EESC

Três alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP estão entre os 10 estudantes brasileiros selecionados para participar do Cargill Global Scholars Program (CGSP), iniciativa internacional que capacita jovens com potencial de liderança no futuro. Por meio de seminários, orientações individuais, estudos de caso, eventos de networking e outras ações, o Programa visa desenvolver habilidades de pensamento crítico nos participantes, além de formar uma rede global de estudiosos e ajudá-los a ser a próxima geração de inovadores do mundo.

Oferecido pela empresa Cargill, em parceria com o Instituto de Educação Internacional (IIE), o CGSP seleciona 10 estudantes de cada país habilitado a concorrer no Programa. São seis no total: Brasil, China, Índia, Rússia, Indonésia e Estados Unidos. Os candidatos devem possuir bom desempenho acadêmico, estudar em áreas de interesse da Cargill e enviar cartas de apresentação pessoal e recomendação. Se forem aprovados nessa etapa, os estudantes devem ainda passar por uma entrevista. Os selecionados recebem uma bolsa de estudos, tutoria mensal de carreira e participam de atividades nacionais e internacionais.

No vídeo abaixo, você confere um pouco sobre os três estudantes da EESC que embarcaram nessa experiência: Bruno Alcântara (Engenharia de Produção), Mayara Cruz (Engenharia Mecatrônica) e Pedro Natali (*Engenharia de Computação). Eles falaram sobre como começou a relação de cada um com a liderança, quais as principais virtudes de um líder, o que esperam liderar no futuro e ainda deram dicas para jovens que pensam um dia em comandar uma grande equipe.

* Curso oferecido em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do SEL/USP

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Telefone: (16) 3373-8740
E-mail: comunica.sel@usp.br

Dinâmica, controle e aplicações: participe da Dincon 2019

Dinâmica, controle e aplicações: participe da Dincon 2019

A XIV Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações (Dincon), que acontece entre os dias 25 e 27 de novembro, na USP, em São Carlos, traz uma programação repleta de atrações. Ao todo, serão realizadas seis plenárias, 12 sessões técnicas, cinco mini simpósios, dois minicursos, além de três sessões de pôsteres. De perfil inter e multidisciplinar, o evento tem por objetivo proporcionar um ambiente favorável à interação entre engenheiros, matemáticos, físicos, químicos, biólogos e outros profissionais que tenham interesse no desenvolvimento de teorias não tradicionais de dinâmica e estratégias não convencionais de controle, bem como suas aplicações em ciência e tecnologia.

Para participar das atividades, basta se inscrever no site oficial do evento. A conferência é organizada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), ambos da USP, e pelo Instituto Federal da Bahia (Eunápolis). A programação completa, com os horários e locais das atrações, pode ser acessada neste link.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Com informações de Assessoria de Comunicação da EESC
Imagem: Adaptação de Divulgação

 

Mais informações
Organização da DINCON 2019
E-mail: dinconusp2019@gmail.com

Conheça o Projeto “Elas na Engenharia” participando de sua aula inaugural

Conheça o Projeto “Elas na Engenharia” participando de sua aula inaugural

Acontece, na próxima sexta-feira (25), no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, a aula inaugural do Projeto “Elas na Engenharia”, que visa estimular meninas de escolas públicas a optarem por carreiras nas áreas de tecnologia e ciências exatas, com ênfase nas engenharias.

Ao longo da iniciativa, que terá duração de seis meses, as jovens serão desafiadas a desenvolverem soluções tecnológicas que possam melhorar problemas da sociedade. Para ajudá-las na missão, especialistas e professoras da EESC darão aulas e orientações para que elas possam se aprofundar em três frentes de trabalho: computação, por meio do desenvolvimento de aplicativos; mecânica, com foco na elaboração de objetos em três dimensões; e eletrônica, área em que as participantes terão que criar um circuito eletrônico.

Além das aulas, as meninas poderão explorar a infraestrutura e o ambiente da USP, utilizando laboratórios, participando de atividades extracurriculares, além de conversarem com mulheres que atuam e estudam na área de engenharia, facilitando o esclarecimento de dúvidas sobre os cursos e suas respectivas carreiras. Para participar do projeto foram selecionadas 30 alunas das escolas estaduais Dr. Álvaro Guião e Prof. José Juliano Neto, ambas de São Carlos. A aula inaugural será realizada às 14h30, no Anfiteatro Armando Toshio Natsume, do SEL. A entrada é gratuita.

O Projeto “Elas na Engenharia” nasceu de uma parceria entre professoras, funcionárias e pesquisadoras da EESC, e foi contemplado no 4º edital SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU). A atividade conta com o apoio do SEL, da Semana de Integração da Engenharia Elétrica (SIEEL), do  Women in Engineering IEEE, vinculado ao Ramo Estudantil IEEE da EESC e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC).

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

Mais Informações
Página do Projeto no Facebook: https://www.facebook.com/elasnaengenharia/
Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Telefone: (16) 3373-8740
E-mail: comunica.sel@usp.br

Estudantes criam campanha de doação para o dia das crianças

Estudantes criam campanha de doação para o dia das crianças

Foto: Divulgação/SA-SEL

A Secretaria Acadêmica da Engenharia Elétrica (SA-SEL), composta por estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, recebe, até o dia 10 de outubro, doações de brinquedos para o projeto “Dia das Crianças”, no qual será promovido um dia especial com atividades, brincadeiras e entrega de presentes aos alunos do Centro Esportivo Municipal de Educação Infantil (CEMEI) João Jorge Marmorato, em São Carlos.

Podem ser doados brinquedos de qualquer natureza, desde que estejam em bom estado e sejam indicados para crianças de quatro a seis anos. A SA-SEL, organizadora da iniciativa, também receberá recursos para a compra de novos produtos. Os valores para doação variam de R$ 10,00 a R$ 100,00.  As contribuições em dinheiro devem ser feitas por meio de depósito bancário (veja os dados da conta abaixo) ou pela loja oficial da Secretaria na internet.

Já as doações de brinquedos, serão recolhidas em caixas disponíveis em três pontos do Campus da USP em São Carlos: na administração do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL), no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e no Restaurante Universitário. As caixas ficarão nesses locais até o dia 10 de outubro, data de entrega dos presentes e das atividades no CEMEI. Quem preferir, também pode fazer as doações diretamente na sala da SA-SEL, que fica no prédio de laboratórios de ensino do SEL.

Dados da conta para depósito:
Banco do Brasil
Gabriel Ouriques Longhini
Agência: 6845-4
Conta: 22266-6

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

Mais Informações
Secretaria Acadêmica da Engenharia Elétrica
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2198936023739451/
Telefone: (16) 9 9316-3957

USP e UFSCar promovem Semana de Integração da Engenharia Elétrica

USP e UFSCar promovem Semana de Integração da Engenharia Elétrica

Foto: Divulgação/SIEEL

Palestras, minicursos, feira de empresas, visitas técnicas, game night e muito mais! Essas são algumas atrações da Semana de Integração da Engenharia Elétrica (SIEEL), que acontece entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro. O evento, que chega a sua 5ª edição em 2019, é organizado por alunos dos cursos de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As atividades serão realizadas nas duas instituições.

Voltada a estudantes, entusiastas, empresas e interessados na área, a SIEEL contará com uma vasta programação. Pelo segundo ano consecutivo, a Feira de Empresas é um dos destaques do evento, sendo uma oportunidade para os alunos interagirem de maneira mais direta com profissionais de companhias de seu interesse. Esse contato é importante não só para os estudantes, mas também para as empresas que, por sua vez, usufruem da visibilidade de um público-alvo específico. Entre as instituições confirmadas no evento, estão a HP, Ambev, Toradex, PagSeguro e representantes do Grupo Globo.

Também fará parte das atrações da Semana o “Simpósio de Iniciação Científica da Engenharia Elétrica (SICCEL)”, que tem como objetivo divulgar os resultados de projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e acadêmicas realizadas por alunos de graduação. Outro destaque da atual edição do evento fica por conta das visitas técnicas, experiência que contribui para a formação pessoal e profissional dos estudantes, que acompanham de perto o funcionamento de grandes companhias. Neste ano, os participantes terão a oportunidade de conhecer as instalações de empresas como a TV Globo, IBM, Natura e Motorola. Para se inscrever e conferir a programação completa, basta acessar o site da Semana ou entrar em contato pelo e-mail contato@sieel.com.br. Os interessados também podem acompanhar as novidades da SIEEL na página oficial do evento no Facebook.

Considerada um dos mais relevantes eventos acadêmicos de divulgação tecnológica na área de Engenharia Elétrica do Brasil, a SIEEL nasceu em 2015 como resultado da união entre a “Semana de Engenharia Elétrica” da EESC (Integra Elétrica) e a Semana da Engenharia Elétrica da UFSCar (SEMEL).

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

Mais Informações
Semana da Integração da Engenharia Elétrica
Evento no Facebook: https://bit.ly/2nzUtWr
E-mail: contato@sieel.com.br

Avaliação dos professores dos cursos de Engenharia Elétrica

Avaliação dos professores dos cursos de Engenharia Elétrica

Foto: Divulgação/SA-SEL

Durante os últimos cinco meses, estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP avaliaram os 68 docentes com quem tiveram aulas no primeiro semestre de 2019. Após responderem a um formulário online com perguntas sobre a didática, postura, material de apoio, estrutura de avaliação e entendimento das atividades ministradas pelos professores, os alunos homenagearam, em cerimônia realizada no início de setembro, os 10 docentes mais bem avaliados.

Batizada de “AvaliaSEL”, a iniciativa tem o objetivo de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem e reconhecer o esforço dos professores. A Secretaria Acadêmica da Engenharia Elétrica (SA-SEL), responsável pela avaliação, envia um feedback a todos os docentes que não apareceram na lista de homenageados, tomando como base os dados levantados no relatório. A avaliação é realizada semestralmente.

O desenvolvimento do projeto contou com a contribuição de dois professores do SEL: Emiliano Martins e Rodrigo Ramos. Confira, abaixo, a lista em ordem alfabética dos dez docentes mais bem avaliados pelos estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica da EESC no primeiro semestre de 2019:

– Adriano Kamimura Suzuki (ICMC)

– Ana Claudia Nabarro (ICMC)

– Anderson Duarte Betiol (SEL-EESC)

– Danilo Hernane Spatti (ICMC)

– Dennis Brandão (SEL-EESC)

– Frederico Fábio Mauad (SHS-EESC)

– José Carlos de Melo Vieira Júnior (SEL-EESC)

– Leonardo André Ambrósio (SEL-EESC)

– Luís Fernando da Costa Alberto (SEL-EESC)

– Maximiliam Luppe (SEL-EESC)

 

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP

Mais informações
Secretaria Acadêmica da Engenharia Elétrica (SA-SEL)
E-mail da Presidência da SA-SEL: henriquemegid@gmail.com

 

Don’t have the time or desire to write an essay on your own? Then read this post to the end.

This article will focus on such a great writing service as Writemypapers.org. This company has been working in the market of educational services for many years. Its team is a well-established team of specialists over the years of successful work.
The main purpose of the Writemypapers.org writing service is to work for profit, to meet the social and economic interests of the workforce and the interests of the company.
The main task of the company is to meet customer demand, high service culture.

Of course, the easiest option is to download a ready-made essay online or buy a ready-made one, but, as a rule, the teacher will not give a high rating for such work. And this should be taken into account. Especially if You do not have experience in correcting the finished work.
In addition, if you download the work on the Internet and it is sent to the supervisor for revision, there is very little time for a complete rewrite of the essay.

It is more convenient and profitable to order a high — quality essay immediately in order to avoid a lot of problems later.
At Writemypapers.org, authors offer their clients a unique and high-quality essay on any topic from the best experts. And specialists with high creative potential and imagination.
The fact is that writing an essay to order is a creative work that has nothing to do with the exact Sciences. And often, even the best author who performs, for example, term papers and theses on business Economics, will not be able to write you a high-quality essay, because he does not have a creative nature!

By ordering an Essay on the www.writemypapers.org service, You will:
Get a job with a high percentage of original text (more than 95%).
Get a job with an analysis of the topic being studied, rather than rewriting materials from textbooks.
You will find in the work original conclusions that will be based on the author’s judgments and analytical talents.

The company provides quality assurance (service agreement) for all its work. Each order is accompanied by a service agreement and a cash receipt. You do not buy a pig in a poke — before paying for the ordered work, you check the work for compliance with the theme, requirements and wishes. All work before transferring it to You is carefully checked by Writemypapers.org employees for compliance with Your requirements and guidelines. All improvements are included in the price.

In case of detection of defects and errors, the authors of Writemypapers.org complete the work for free until its complete submission (protection)!
For those who want to improve their knowledge of the ordered work, it is possible to consult with the author of the work, which will allow you to successfully protect Your work.
By ordering an essay in Writemypapers.org, you will be sure of meeting the deadlines and successful completion of the work!