Elas na Engenharia: projeto da USP atrai alunas da rede pública para as exatas

Elas na Engenharia: projeto da USP atrai alunas da rede pública para as exatas

Estudantes de São Carlos aprendem conceitos básicos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação com docentes da EESC

Uma iniciativa promovida pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP quer estimular jovens alunas da rede pública da cidade a optarem por carreiras na área de ciências exatas, com ênfase nas engenharias. O objetivo é reduzir a desigualdade de gênero que ainda é presente em cursos superiores nesse campo de atuação, majoritariamente masculino.

Batizada de “Elas na Engenharia”, a iniciativa terá duração de seis meses, período em que as jovens serão desafiadas a desenvolverem soluções tecnológicas que possam melhorar problemas da sociedade. Para ajudá-las na missão, especialistas e professoras da EESC darão aulas e orientações para que elas possam se aprofundar em três frentes de trabalho: computação, por meio do desenvolvimento de aplicativos; mecânica, com foco na elaboração de objetos em três dimensões; e eletrônica, área em que as participantes terão que criar um circuito eletrônico.

Além das aulas, as meninas podem explorar a infraestrutura e o ambiente da USP, utilizando laboratórios, participando de atividades extracurriculares, além de conversarem com mulheres que atuam e estudam na área de engenharia, facilitando o esclarecimento de dúvidas sobre os cursos e suas respectivas carreiras. Para participar do projeto foram selecionadas 30 alunas das escolas estaduais Dr. Álvaro Guião e Prof. José Juliano Neto, ambas de São Carlos.

O Projeto “Elas na Engenharia” nasceu de uma parceria entre professoras, funcionárias e pesquisadoras da EESC, sendo contemplado no 4º edital SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU). Realizada pela EESC, a atividade conta com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC).

Conheça no vídeo produzido pela EESC algumas participantes do Projeto e confira os depoimentos de docentes que acompanham de perto a atuação das alunas.

Texto e foto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

Mais Informações
Página do Projeto no Facebook: https://www.facebook.com/elasnaengenharia/
Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Telefone: (16) 3373-8740
E-mail: comunica.sel@usp.br

Os jovens líderes da EESC

Os jovens líderes da EESC

Três alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP estão entre os 10 estudantes brasileiros selecionados para participar do Cargill Global Scholars Program (CGSP), iniciativa internacional que capacita jovens com potencial de liderança no futuro. Por meio de seminários, orientações individuais, estudos de caso, eventos de networking e outras ações, o Programa visa desenvolver habilidades de pensamento crítico nos participantes, além de formar uma rede global de estudiosos e ajudá-los a ser a próxima geração de inovadores do mundo.

Oferecido pela empresa Cargill, em parceria com o Instituto de Educação Internacional (IIE), o CGSP seleciona 10 estudantes de cada país habilitado a concorrer no Programa. São seis no total: Brasil, China, Índia, Rússia, Indonésia e Estados Unidos. Os candidatos devem possuir bom desempenho acadêmico, estudar em áreas de interesse da Cargill e enviar cartas de apresentação pessoal e recomendação. Se forem aprovados nessa etapa, os estudantes devem ainda passar por uma entrevista. Os selecionados recebem uma bolsa de estudos, tutoria mensal de carreira e participam de atividades nacionais e internacionais.

No vídeo abaixo, você confere um pouco sobre os três estudantes da EESC que embarcaram nessa experiência: Bruno Alcântara (Engenharia de Produção), Mayara Cruz (Engenharia Mecatrônica) e Pedro Natali (*Engenharia de Computação). Eles falaram sobre como começou a relação de cada um com a liderança, quais as principais virtudes de um líder, o que esperam liderar no futuro e ainda deram dicas para jovens que pensam um dia em comandar uma grande equipe.

* Curso oferecido em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do SEL/USP

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Telefone: (16) 3373-8740
E-mail: comunica.sel@usp.br

Dinâmica, controle e aplicações: participe da Dincon 2019

Dinâmica, controle e aplicações: participe da Dincon 2019

A XIV Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações (Dincon), que acontece entre os dias 25 e 27 de novembro, na USP, em São Carlos, traz uma programação repleta de atrações. Ao todo, serão realizadas seis plenárias, 12 sessões técnicas, cinco mini simpósios, dois minicursos, além de três sessões de pôsteres. De perfil inter e multidisciplinar, o evento tem por objetivo proporcionar um ambiente favorável à interação entre engenheiros, matemáticos, físicos, químicos, biólogos e outros profissionais que tenham interesse no desenvolvimento de teorias não tradicionais de dinâmica e estratégias não convencionais de controle, bem como suas aplicações em ciência e tecnologia.

Para participar das atividades, basta se inscrever no site oficial do evento. A conferência é organizada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), ambos da USP, e pelo Instituto Federal da Bahia (Eunápolis). A programação completa, com os horários e locais das atrações, pode ser acessada neste link.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Com informações de Assessoria de Comunicação da EESC
Imagem: Adaptação de Divulgação

 

Mais informações
Organização da DINCON 2019
E-mail: dinconusp2019@gmail.com