Japonês, alemão e espanhol: USP busca voluntários para ministrar cursos de idiomas

Japonês, alemão e espanhol: USP busca voluntários para ministrar cursos de idiomas

Foto: Pixabay

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP está recrutando voluntários para ministrar três cursos de idiomas: japonês, alemão e espanhol. Os selecionados serão responsáveis por ministrar cerca de 15 aulas, que serão oferecidas gratuitamente para a comunidade interna e externa da Universidade. Os ministrantes receberão um certificado de participação ao final do projeto.

Os cursos abordarão temas básicos de cada língua, como alfabeto, números, pronúncia, comidas típicas, como se apresentar para uma pessoa, pedidos em restaurantes e pequenos diálogos, tudo baseado em situações e cenários da cultura de cada país. As aulas serão semanais e ministradas a partir de março na EESC, ainda com data final e horários a definir. Podem se candidatar voluntários com experiência em um dos três idiomas, sejam jovens que realizaram intercâmbio, professores, nativos que estudam no Brasil, entre outros.

Promovidos pelo SEL, os cursos têm o objetivo de despertar nas pessoas o interesse por outras línguas, oferecendo uma boa base para aprofundarem seus conhecimentos em escolas especializadas no futuro, além de ampliar a comunicação e a integração de visitantes estrangeiros que estão na Universidade ou no município. Os interessados em atuar como ministrantes devem preencher, até o dia 9 de fevereiro, o formulário disponível neste link.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

Mais Informações
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL)
Telefone: (16) 3373-8276
E-mail: rosane.aranda@usp.br

Artigo é capa de importante revista da área de Óptica e Fotônica

Artigo é capa de importante revista da área de Óptica e Fotônica

O artigo High performance metalenses: numerical aperture, aberrations, chromaticity, and trade-offs, escrito por meio de uma colaboração entre pesquisadores da Inglaterra, da China e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi capa da última edição da revista Optica. O periódico é o principal veículo da Optical Society of America (OSA), entidade científica dedicada ao estudo das propriedades da luz e suas aplicações tecnológicas.

O trabalho abordou como tema central as metalentes, que são lentes planas revestidas por películas mil vezes mais finas que a espessura de um fio de cabelo. No artigo, os pesquisadores debateram sobre os princípios de utilização dessa tecnologia, bem como as limitações a serem superadas.

Em um futuro próximo, espera-se que esse material possa substituir as lentes convencionais, como aquelas utilizadas em smartphones e câmeras fotográficas. Além de serem mais atraentes do ponto de vista estético por conta de sua menor espessura, as metalentes poderão oferecer ao usuário mais conforto e imagens com melhor qualidade.

Pela USP, participaram da elaboração do estudo o aluno de doutorado Augusto Martins e os professores Emiliano R. Martins e Ben-Hur V. Borges, todos do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Foto: OSA/Divulgação

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Telefone: (16) 3373-8740
E-mail: comunica.sel@usp.br