Novo Portal de Serviços Computacionais integra todos os sistemas da USP

Novo Portal de Serviços Computacionais integra todos os sistemas da USP

Sistema foi lançado oficialmente no dia 27 de outubro em cerimônia virtual que contou com a presença de dirigentes da Universidade

O novo portal foi lançado no dia 27 de outubro e já está à disposição da comunidade universitária – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Uma cerimônia virtual, promovida pela Superintendência de Tecnologia de Informação (STI), marcou o lançamento do novo Portal de Serviços Computacionais da USP e a comemoração dos 55 anos da área de TI na Universidade. O evento foi transmitido da Sala do Conselho Universitário, atendendo às normas sanitárias, e contou com a participação remota de dirigentes da Universidade, docentes, servidores técnicos e administrativos e alunos.

O novo portal integra todos os serviços acadêmicos e administrativos que compõem os Sistemas USP, de forma personalizada. Com visualização moderna e rápida, o portal dispõe de menu integrado por funções, lista de tarefas pendentes, busca e localização dos serviços por palavra-chave e funciona de forma simples e intuitiva em celulares, tablets ou computadores.

“Nosso principal desafio foi o de integrar as seis mil funcionalidades corporativas dos Sistemas USP, com dez mil telas e dois milhões de instâncias de processos por ano. Agora, temos um portal capaz de atender à demanda de todos os serviços computacionais da USP”, explicou o superintendente de TI, João Eduardo Ferreira. Tais instâncias se referem a cada um dos pedidos registrados no sistema, como solicitação de férias, registro de diárias, cadastro de bolsas, entre outros.

Segundo Ferreira, além de integrar internamente, o novo portal é a “base para que a integração com os sistemas externos à USP seja factível e possa ser realizado em um tempo mínimo, assim como já ocorre com o sistema de prestação de contas da Fapesp”.

A cerimônia foi transmitida da Sala do Conselho Universitário, atendendo às normas sanitárias – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Em seguida, os pró-reitores da Universidade – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária – destacaram o trabalho da STI para a manutenção das atividades de suas áreas de forma remota durante o período de isolamento social causado pela pandemia da covid-19.

Para o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, o lançamento do portal “nos dá a certeza de que vamos entregar uma USP muito próxima dos 100% digital até o final do ano e se soma a outras iniciativas importantes nesse sentido, como a matrícula virtual, por exemplo”.

“Temos como sustentáculo um setor de tecnologia da informação que responde de maneira adequada e eficiente às necessidades da comunidade. Trata-se de uma estrutura com padrões internacionais”, considerou o reitor Vahan Agopyan.

O evento contou com homenagens a dirigentes da Universidade, a ex-diretores da STI, a gestores de TI nas Unidades de Ensino e Pesquisa e a servidores técnicos e administrativos que atuam na Superintendência. Os professores da Escola Politécnica (Poli), Demi Getschko e Luiz Natal Rossi, fizeram apresentações para falar sobre a evolução da área na Universidade e, ao final do encontro, os espectadores tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o novo portal.

A interface atual dos serviços corporativos continuará disponível em paralelo ao novo portal para que a comunidade tenha a oportunidade de se adaptar à nova ferramenta. O novo portal também pode ser acessado pelos links alternativos olimpo.usp.br e portal.usp.br.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.

Por Adriana Cruz, do Jornal da USP

Cursos de Engenharia Elétrica recebem 5 estrelas no Guia da Faculdade

Cursos de Engenharia Elétrica recebem 5 estrelas no Guia da Faculdade

 

Em sua 2ª edição da avaliação anual de cursos superiores, o Guia da Faculdade, fruto da parceria entre a empresa Quero Educação e o Jornal O Estado de S. Paulo, concedeu 5 estrelas, a nota máxima, aos cursos de Engenharia Elétrica (ênfase em eletrônica e ênfase em sistemas de energia e automação) oferecidos pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Os estudantes que desejarem obter mais informações sobre os cursos mencionados podem consultar o site da EESC.

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, mais de nove mil coordenadores e professores brasileiros do ensino superior atuam voluntariamente como avaliadores, dando notas em três quesitos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A partir deste ano, tanto os cursos da modalidade presencial como os da modalidade a distância foram avaliados.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP

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Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL-EESC)
Telefone: (16) 3373-8276
E-mail: departamento.eletrica@eesc.usp.br

Participe da Semana da Engenharia de Computação da USP

Participe da Semana da Engenharia de Computação da USP

Estão abertas as inscrições para a quarta edição da Semana da Engenharia de Computação (SEnC) da USP, em São Carlos. A iniciativa, que tem como objetivo complementar a formação profissional e acadêmica dos participantes, será realizada de 26 a 30 de outubro, de forma virtual, e contará com uma programação bastante diversificada: palestras, painéis, minicursos, rodas de conversa e debates, gamenight e um hackathon. Qualquer pessoa interessada em saber mais sobre a área de engenharia de computação pode participar do evento, que é gratuito. Para se inscrever, basta acessar este link

Entre os destaques da programação está um painel marcado para o dia 27, terça-feira, que irá tratar sobre a importância da presença de mulheres na área de tecnologia. Com a participação do grupo Women in Tech (WiT), diversas mulheres atuantes nos ramos de tecnologia compartilharão experiências e conhecimentos, proporcionando um ambiente de visibilidade, inspiração, incentivo, voz e acolhimento a todas que desejam ingressar neste universo. Já no dia 30 de outubro, terá início o hackathon da SEnC, que desafiará os participantes a desenvolverem, em até 50 horas, projetos inovadores, protótipos e modelos de negócio com base em um tema pré-definido, servindo para estimular o empreendedorismo nos jovens. A programação completa da Semana pode ser acessada no site do evento. 

“Estamos preparando uma série de conteúdos diferentes e surpreendentes que permitirão aos alunos ampliarem a visão e a perspectiva sobre suas competências. O evento totalmente virtual oferecerá uma ampla oferta de temas e contatos, dificilmente vistos em atividades presenciais. Dessa forma, poderemos apresentar aos estudantes novos rumos e estratégias que um engenheiro de computação pode utilizar para contribuir com a sociedade”, afirma a organização. 

A SEnC é uma atividade acadêmica idealizada e promovida exclusivamente por alunos do curso de Engenharia de Computação da USP São Carlos, que é oferecido em conjunto pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) desde 2003.  

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

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Pesquisador desenvolve técnica para levar mais segurança aos carros autônomos

Pesquisador desenvolve técnica para levar mais segurança aos carros autônomos 

Foto: Photon

O desenvolvimento de carros autônomos tem motivado há anos empresas e cientistas de diversas partes do mundo. No entanto, um dos principais desafios enfrentados pelos pesquisadores da área é assegurar que os veículos inteligentes poderão circular por ambientes urbanos sem oferecer riscos a quem estiver ao seu redor. Pensando em soluções para esse cenário, o doutorando Gustavo Prudencio, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, criou um algoritmo (código computacional) capaz de oferecer mais segurança aos carros autônomos.

Nosso método permite que um veículo autônomo avalie as condições de um ambiente urbano e decida qual a melhor ação a ser realizada, sem nenhuma interferência humana, apenas observando imagens captadas por uma câmera frontal localizada no veículo, que fornece as informações sobre a via. A partir da interpretação desses dados, o algoritmo decide qual movimento de direção deve ser realizado para manter o veículo dirigindo com velocidade constante no centro da pista, mesmo com a presença de curvas ou obstáculos”, explica o cientista, que teve sua pesquisa financiada pelo INCT-SAC durante seu mestrado na USP, orientado pelo professor Valdir Grassi Junior, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC.

Para elaborar o código, Gustavo utilizou uma técnica chamada aprendizagem por reforço, na qual o algoritmo “aprende” por meio de tentativa e erro qual deve ser o comando correto a ser enviado ao carro, de acordo com as situações e cenários que se apresentam ao veículo. A estratégia permite que o automóvel realize diversas interações com o ambiente e, caso ações equivocadas sejam tomadas, acarretando colisões, infrações de trânsito ou afastamento da via navegável, ele recebe “punições” do sistema de controle. Por outro lado, quando o carro se mantém no centro da pista, ele é recompensado pelo algoritmo.

A fim de comprovar a eficácia do código, foram realizados diversos testes no simulador Car Learning to Act (CARLA), programa de computador utilizado para representar diferentes cenários urbanos do mundo real, apresentando ao veículo virtual as mais variadas situações que ele poderá encontrar. “Esse método se aproxima da forma como os seres humanos aprendem a executar tarefas: eles realizam uma sequência de observações, compreendem a dinâmica do ambiente e tomam as decisões mais adequadas”, afirma o pesquisador, que atualmente é orientado pelo professor Marco Henrique Terra, coordenador do INCT-SAC e professor do SEL.

Simulador CARLA. Foto: Codevilla/Divulgação

Controlar um veículo autônomo apenas observando as imagens do ambiente demanda que o algoritmo considere alguns cenários que podem lhe confundir, como ruídos e imperfeições nas imagens, luminosidade variável e elementos urbanos inesperados, como a ação de pedestres ou de outros motoristas. No entanto, Gustavo explica que algoritmo desenvolvido apresenta uma característica auto adaptativa, que permite que ele modifique seus parâmetros na presença de incertezas, buscando de forma automática a melhor maneira de lidar com eventuais problemas na interpretação das imagens.

Segundo o pesquisador, já existem outros algoritmos que se baseiam em imagens para controlar veículos autônomos, mas eles são menos robustos e não conseguem manter o veículo tão estável como o que foi desenvolvido na USP, que é menos suscetível a interferências do ambiente externo. Além disso, outra vantagem do novo código é que ele aprende muito mais rápido as ações que devem ser passadas ao veículo. Durante os testes realizados no simulador CARLA, o sistema levou apenas 14 horas para compreender os diferentes tipos de comportamento que deveriam ser indicados ao carro, enquanto outros algoritmos chegam a demorar até 12 dias.

“Os resultados da simulação mostraram que o nosso algoritmo supera os demais propostos na literatura, pois apresenta um índice menor de erro nas ações de deslocamento, comandos de direção mais suaves, prevenção total de colisões e melhor desempenho em diferentes ambientes urbanos. De forma totalmente autônoma, ele é capaz de aprender a lidar com um modelo complexo e a reagir contra incertezas, dispensando a realização de cálculos que representem o modelo físico do veículo ou da cidade. A própria máquina define a melhor forma de operar conforme explora o ambiente ao seu redor ”, conta Gustavo.

Gustavo realiza doutorado na USP. Foto: Gustavo Prudencio/Arquivo pessoal

De acordo com o cientista, o algoritmo proposto pode ser implementado para controlar veículos autônomos em cidades, rodovias, áreas rurais e até em ambientes fechados. O resultados obtidos no trabalho geraram um artigo científico que foi publicado na Control Engineering Practice, revista internacional com nível máximo de qualificação na área de controle, sendo referência mundial. Além do aprimoramento do algoritmo para que ele possa ser testado em veículos autônomos reais, os próximos passos da pesquisa envolvem o desenvolvimento de novas técnicas que proporcionem a outros robôs móveis, como drones, a possibilidade de atuarem em ambientes complexos sem a intervenção de humanos. “Nós acreditamos que as máquinas, assim como as pessoas, podem melhorar seu desempenho à medida que experienciam atividades”, finaliza.

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do InSAC


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Assessoria de Comunicação do InSAC
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Inscrições abertas para vaga de professor temporário no SEL

Inscrições abertas para vaga de professor temporário no SEL

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe, até o dia 16 de outubro, as inscrições no processo seletivo para contratação de um docente temporário para atuar junto ao Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL).

O professor escolhido, que terá jornada de trabalho de 12 horas semanais, deverá ministrar as seguintes disciplinas: Automação; Laboratório de Automação; Laboratório de Controle de Processos Industriais; e Redes de Comunicação Industrial. Os salários são de R$ 1.918,72 caso o contratado possua o título de doutor e R$ 1.371,79 caso o selecionado possua o título de mestre, além de auxílio alimentação no valor de R$ 830,00 e assistência médica.

A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício até dia 31 de julho de 2021, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos obedeça aos limites da legislação vigente à época de cada prorrogação. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até às 17 horas do dia 16 de outubro (horário oficial de Brasília-DF) por meio deste link: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao. Para obter mais detalhes sobre prazos, etapas, provas e documentações obrigatórias, acesse o edital completo.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP

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Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação
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Professor da EESC desenvolve nova opção de ventilador pulmonar de baixo custo

Professor da EESC desenvolve nova opção de ventilador pulmonar de baixo custo

Protótipo já está pronto, e agora pesquisador espera firmar parcerias com empresas ou órgãos públicos para a fabricação e regularização do produto  

RAI calcula a dose ideal de oxigênio que deve ser bombeada, de acordo com a altura e sexo do paciente.

Um novo modelo de ventilador pulmonar de baixo custo foi desenvolvido por um professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. A estrutura da tecnologia é composta, basicamente, por um cilindro com um êmbolo em seu interior, o qual é acionado por um motor de alta precisão. Todas as ações do sistema são controladas por um software, que define a velocidade e pressão adequadas do fluxo de ar que deve ser bombeado ao usuário, bem como a dose ideal de oxigênio, baseado na altura e sexo do paciente. Válvulas ajudam a controlar a entrada e saída dos gases. 

Além de ser totalmente programável e poder ser controlado a distância, o equipamento não precisa ser alimentado por ar comprimido, ou seja, ele consegue utilizar o ar diretamente da atmosfera, por meio de filtros ou purificadores. Batizado de “Respirador Artificial Integrado”, o aparelho pode ser aplicado em uso contínuo, possibilitando que um mesmo paciente o utilize por diversas semanas seguidas sem a necessidade de interrupções ou trocas de ventilador.  

“A ideia foi desenvolver um projeto de alta confiabilidade e qualidade voltado ao tratamento sistêmico de pacientes com Covid-19. O sistema é de fácil operação e oferece uma interface intuitiva e poderosa ao usuário, que tem grande capacidade de visualização dos parâmetros do equipamento e das condições do paciente”, explica o professor José Roberto B. A. Monteiro, autor do trabalho e docente do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC. 

Além de ser totalmente programável e poder ser controlado a distância, o equipamento não precisa ser alimentado por ar comprimido.

Mais um destaque do novo ventilador pulmonar, que levou cerca de cinco meses para ser desenvolvido, é que ele pode ser estimulado pelo próprio usuário. Neste caso, basta o indivíduo fazer um movimento de inspiração para que o sistema identifique a necessidade de enviar mais oxigênio. O respirador controla a fração exata de O2 bombeada, podendo variar de 20 a 100%, de acordo com a demanda do paciente. 

“Entre as principais vantagens deste novo respirador está o seu baixo custo, pois ele foi construído com materiais fáceis de serem adquiridos e de simples fabricação, como plástico, alumínio e aço inox. Se produzido em larga escala, a estimativa é de que o produto tenha um custo de material inferior a R$ 1,5 mil, valor bem abaixo dos que são encontrados no mercado, que demandam um investimento em torno de R$ 15 mil”, explica Monteiro. 

Um protótipo do ventilador já foi finalizado pelo docente, que agora aguarda o interesse de órgãos públicos ou da iniciativa privada para que o produto chegue ao mercado o mais rápido possível, tendo em vista que ainda há muitas incertezas sobre quando terminará a pandemia de Covid-19. Uma vez realizadas todas as adaptações necessárias por um eventual fabricante, a expectativa do professor é de que o produto possa estar pronto para ser comercializado dentro de um período entre 30 e 60 dias, dependendo dos trâmites de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

Professor José Roberto levou cerca de cinco meses para desenvolver o ventilador pulmonar.

“Ainda não sabemos quais serão os desdobramentos da pandemia, se teremos logo uma vacina ou se haverá novas ondas de contágio. No entanto, independentemente da utilização de nossa tecnologia durante a pandemia, estamos entregando um aparelho que será muito importante para a redução de custos de equipamentos hospitalares, podendo ser utilizado em qualquer momento e em diferentes cenários”, completa Monteiro.   

O RAI foi construído por meio de técnicas de acionamentos elétricos, área de pesquisa em que o professor da EESC trabalha e que consiste, resumidamente, no controle de precisão de motores elétricos. A utilização deste ramo da ciência foi essencial para a redução dos custos do equipamento. O trabalho contou com a colaboração do ex-aluno da EESC José Antonio Ottoboni, durante o período em que realizou seu doutorado na Instituição. Atualmente ele é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de São Carlos.

Confira, abaixo, um vídeo demonstrativo do RAI em funcionamento.

 

Texto, fotos e vídeo: Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

Contato para esta pauta
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