Oportunidades de IC e TCC em automação e robótica

Laboratório de Sistemas Inteligentes LASI EESC/USP
Prof. Dr. Marco Henrique Terra e Prof. Dr. Valdir Grassi Junior
Departamento de Engenharia Elétrica e Computação-EESC/USP

Oportunidades de IC e TCC nas áreas de:
Veículos aéreos não-tripulados

Sistemas autônomos cooperativos
Carro autônomo: automatização, modelagem e controle
Robôs manipuladores
Controle autônomo de veículos de carga pesada;

Acesse aqui o portfólio com as informações detalhadas.

 

 

 

Colóquio e exposição sobre suas contribuições para o ensino de engenharia

Uma Reflexão sobre o Ensino de Engenharia

Em comemoração aos 100 anos de Paulo Freire, o Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL-EESC-USP) em conjunto com a Comissão de Graduação (CG-EESC) e o Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (CETEPE-EESC) promovem o evento 100 anos de Paulo Freire: uma reflexão sobre o ensino de engenharia. O colóquio destacará as contribuições do patrono da educação brasileira para o ensino da engenharia e levará os participantes a uma releitura sobre sua prática acadêmica.

A mesa será composta por Vilma Alves de Oliveira, presidente da Comissão de Graduação da EESC-USP, que falará sobre Integração no Ensino de Engenharia, Maria Arminda do Nascimento Arruda, coordenadora do Escritório USP Mulheres e nova vice-reitora da USP, que abordará a Inclusão e Transformação Social, e Cristiano Cordeiro Cruz, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que trará o tema Filosofia da Tecnologia e da Engenharia.

O colóquio será mediado por Marco Henrique Terra, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de computação da EESC. “Essa é uma homenagem aos cem anos do nascimento de Paulo Freire, que está sendo celebrado em várias universidades pelo mundo afora, como aconteceu recentemente na Universidade de Cambridge, onde houve uma inauguração de um busto em homenagem a ele, o primeiro de um brasileiro naquela universidade”.

Para Terra, o fato de Paulo Freire ser tão reconhecido pela forma como ele concebe a educação, onde o pensamento crítico é peça chave, “é abrangente o suficiente para, também, ser considerado na Engenharia”.

“Aqui na EESC, temos preocupação com tecnologia e com a fronteira do conhecimento em ciência aplicada, também com cultura e extensão. Temos várias iniciativas que concedem bolsas de pré-iniciação científica, para o ensino de Física, Matemática e Inglês, voltadas para alunos de escolas públicas. Portanto, ensino e pesquisa em engenharia de ponta combina com inclusão social, um dos pilares do patrono da educação brasileira”, destaca Terra.

Além do colóquio, entre os dias 10 e 20 de dezembro a EESC cadastrará experiências e boas práticas no ensino de engenharia, além de realizar uma exposição virtual de livros com algumas das obras de Paulo Freire. A exposição é organizada pela Editora da USP (EDUSP) em parceria com a Editora da Universidade Federal de São Carlos (EDUFSCar).

Mais informações sobre a exposição e o evento podem ser obtidas em http://paulofreire.eesc.usp.br/.

Dia 15/12 às 14h – Clique aqui para participar do Colóquio.

Denis Dantas, para a Assessoria de Comunicação da EESC

 

 

Professor do SEL recebe o Prêmio USP Trajetória pela Inovação

O professor Marco Henrique Terra, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC, está entre os docentes da Universidade de São Paulo que receberam o Prêmio USP Trajetória pela Inovação 2019, em cerimônia realizada no último dia 1º.  Trata-se de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e da Agência USP de Inovação (Auspin).

O premiado Marco Henrique Terra e o diretor da EESC, Edson Cezar Wendland. Foto: Marcos Santos

“Receber um prêmio é sempre algo gratificante. Receber um prêmio relacionado com inovação, dado pela Universidade de São Paulo, é mais que gratificante, é uma honra. Temos uma grande responsabilidade de reforçar nossos fundamentos técnicos e científicos para os desafios que se apresentam para a próxima década. São vários, incertos e complexos. A USP é grande o suficiente para dar respostas apropriadas às demandas de uma sociedade envolvida em uma revolução tecnológica jamais vista.”, afirmou o professor.

Terra contribuiu para o desenvolvimento de ciência aplicada relacionada à teoria de estabilidade, controle e filtragem de sistemas dinâmicos incertos. Os algoritmos resultantes possuem características inovadoras – são robustos, recursivos e úteis para aplicações em tempo real. Essa inovação aparece marcadamente no desenvolvimento tecnológico de equipamentos de filtragem utilizados na indústria automotiva (inclusive no primeiro protótipo de caminhão autônomo brasileiro), bem como na área de robótica (com destaque para robôs projetados para reabilitação de membros inferiores de pessoas que tiveram algum tipo de lesão) e também na produção de módulos didáticos utilizados no ensino de engenharia.

“Todo o conhecimento produzido na Universidade não terá valor se não for, de alguma forma, transferido para a sociedade. Ainda há muita falta de compreensão sobre o que é inovação e a importância de instituições de ensino e pesquisa terem a inovação como um de seus objetivos. É graças a pesquisadores como estes que a sociedade passou entender que a universidade faz parte da solução dos problemas”, afirmou o reitor Vahan Agopyan dunrate o evento.

A solenidade, que aconteceu com 21 meses de atraso por causa da pandemia da covid-19, homenageou os professores da USP que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo para a excelência da instituição e para o desenvolvimento do País.

Além de professor Terra, também receberam o prêmio os seguintes docentes: Wlademir de Martin (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ), Guilherme Ary Plonski (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA), José Carlos Pettorossi Imparato (Faculdade de Odontologia – FO), Myriam Krasilchik (Faculdade de Educação – FE) e Ivanildo Hespanhol (Escola Politécnica – EP), in memoriam.

A cerimônia de entrega do Prêmio USP Trajetória pela Inovação foi realizada no dia 1º de dezembro – Foto: Marcos Santos/USP

“Em uma universidade de pesquisa como a USP é muito importante a criação e a manutenção de uma cultura de inovação para o desenvolvimento da sociedade. Com esse prêmio, reconhecemos e celebramos aquelas e aqueles que, em sua área, tornam a USP uma universidade inovadora e empreendedora. Desejamos que o exemplo inspire colegas e alunos a avançar nesse caminho”, afirmou o coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin), Marcos Nogueira Martins.

Nesta segunda edição do prêmio, foram recebidas 37 indicações de docentes ativos ou aposentados e 15 indicações de docentes In Memoriam, encaminhadas pelas unidades, museus e institutos especializados da USP.

O pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, lembrou que a escolha dos laureados foi muito difícil por causa da qualidade dos pesquisadores indicados. “É muito importante para a USP reconhecer o alcance da atuação de seus docentes. Vocês são modelos para todos os que trabalham na Universidade e procuram a alta qualificação acadêmica e a inovação”, ressaltou Canuto.

O processo de seleção dos premiados da terceira edição Prêmio USP Trajetória pela Inovação já está em andamento e o resultado deve ser divulgado no começo de 2022.

Clique aqui para ler mais.

Com informações de Erika Yamamoto, do Jornal da USP.

SEL contrata estagiário na área de arquitetura

SEL contrata estagiário na área de arquitetura

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC-USP torna pública a abertura de processo seletivo para preenchimento de 1 (uma) vaga de estágio remunerado na área de arquitetura, com a finalidade de elaborar proposta arquitetônica de nova fachada, acesso e integração dos prédios do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (EESC-USP).

As atividades serão desenvolvidas no âmbito do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação.

O valor da bolsa é de R$ 682,49 mensais (+ auxílio transporte), em jornada de 20 (vinte) horas semanais. O estágio terá a duração de 2 (dois) meses, podendo ser prorrogado para o desenvolvimento de outros projetos.

As inscrições serão realizadas até o dia  15/11/2021, por meio do formulário disponível neste link. 

Para mais informações acesse aqui o Edital

Trabalho premiado no SBAI2021 garante energia com qualidade aos consumidores

Trabalho premiado no SBAI2021 garante energia com qualidade aos consumidores

Durante o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI 2021), em cerimônia virtual realizada no dia 20/10/2021, o artigo intitulado “Controlador secundário distribuído fuzzy consenso aplicado em uma microrrede CA ilhada”, de autoria do aluno de mestrado Lucas Jonys Ribeiro Silva, do Programa de Engenharia Elétrica, da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, recebeu o “Prêmio SBA Melhor artigo” na categoria Mestrado como reconhecimento à excelência da contribuição do artigo, relevância do trabalho e qualidade da pesquisa.

O trabalho, realizado de uma parceria entre a EESC/USP e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), aborda o desenvolvimento de um controlador secundário para microrredes CA isoladas, através de lógica fuzzy e técnica de consenso, que atua na correção de desvios de tensão e frequência e no compartilhamento preciso de potência reativa entre as unidades de geração, permitindo um melhor gerenciamento de carga na microrrede.

Considerando microrrede com algumas usinas de geração distribuídas de diversas fontes (eólica, solar, biomassa, etc.), operando conectadas entre si e fornecendo potência para cargas locais, o controlador opera mantendo a tensão e a frequência em um valor desejado (no caso do Brasil em 60Hz e 127/220V), o que garante o uso da energia com qualidade pelos consumidores da microrrede.

“Sem o controlador, as tensões e frequência teriam desvios do valor nominal, que são prejudiciais aos equipamentos. Além disso, o controlador permite que cada unidade de geração entregue uma energia proporcional ao que tem capacidade de produzir. A unidade de maior capacidade entrega maior energia para as cargas. Com isso, evita-se sobrecarga de alguma geração, o que permite aumentar a eficiência do sistema e a vida útil dos equipamentos”, explica o professor Ricardo Quadros Machado (SEL-EESC), orientador do aluno.

O artigo conta com a coautoria de Rodolpho Vilela Alves Neves (DEL/UFV), Ricardo Quadros Machado (SEL/EESC/USP)  e Vilma Alves de Oliveira (SEL/EESC/USP) e o evento pode ser acessado em: https://sbai.ciente.live

 

Warthog Robotics é premiado na Competição Brasileira de Robótica

Equipe da USP São Carlos vence competição que desafia participantes a criarem robôs domésticos

Após quatro anos seguidos como vice-campeão, Warthog Robotics conquistou o primeiro lugar na categoria @home da Competição Brasileira de Robótica

O Warthog Robotics, grupo de pesquisa e extensão formado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, em São Carlos, conquistou o primeiro lugar na categoria @home da Competição Brasileira de Robótica (CBR) 2021, realizada de 11 a 15 de outubro, de forma remota. 

No desafio, os competidores tinham que desenvolver robôs móveis de serviço para ambientes domésticos. Cada equipe deveria preparar códigos de computador (algoritmos) capazes de guiar as máquinas para que elas reconhecessem e manipulassem objetos, interagissem com humanos, desviassem de obstáculos, além de executar tarefas de forma autônoma. Neste ano, o Warthog adicionou ao robô um novo algoritmo de reconhecimento de gestos, que proporcionou mais uma forma de interação com a máquina. A novidade foi fundamental para a performance da equipe que, após quatro anos seguidos sendo vice-campeã, conquistou o tão esperado primeiro lugar na categoria. 

“Acredito que o principal fator para o resultado desse ano foi a perseverança e o trabalho em equipe. Foram muitos dias de trabalho focados em resolver as provas da competição. Até mesmo membros do Warthog que não iriam participar da categoria pararam para ajudar com as tarefas, como na preparação de figuras para treinar os algoritmos a reconhecerem imagens. Depois de quatro anos seguidos em segundo lugar na competição, ficar em primeiro foi muito significativo para nós”, conta Guilherme Nardari, doutorando do ICMC e um dos membros do grupo vencedor. 

Assim como no ano passado, a competição foi realizada em formato virtual devido à pandemia de Covid-19. Por conta disso, as habilidades do robô foram avaliadas em uma casa simulada no computador, onde a máquina deveria, entre outras funções, pegar um objeto específico e levá-lo à pessoa que pediu e arrumar uma sala removendo objetos do chão e os guardando no local adequado. “Por se tratar de um projeto de robótica, não poder trabalhar com robôs físicos complicou bastante as nossas atividades, mas nos esforçamos para desenvolver ambientes simulados, em que nós colocamos uma versão do nosso próprio robô em uma casa virtual e lá conseguimos testar boa parte dos algoritmos criados pelo grupo”, ressalta Guilherme. Veja o vídeo do robô preparado pelo Warthog clicando neste link: www.youtube.com/watch?v=D3KIc4qN1OM.  

O diretor geral do grupo, Rafael Guedes Lang, doutorando em Engenharia Elétrica da EESC, ressalta que o Warthog Robotics tem conseguido se manter como uma das principais equipes de desenvolvimento de robôs do Brasil. Com efeito, desde 2009, a equipe tem conquistado pódios em pelo menos uma das várias categorias da Competição Brasileira de Robótica.

Para tanto, a equipe conta sempre com o apoio e supervisão de seus dois tutores, a Profa. Tit. Roseli Aparecida Francelin Romero do Departamento de Ciências de Computação (ICMC) e o Prof. Tit. Ivan Nunes da Silva do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (EESC), os quais gerenciam todas as atividades do grupo com o intuito de viabilizar as suas diversas demandas.

Sobre a CBR – A Competição Brasileira de Robótica está inserida no Robótica, evento que reúne também a Olimpíada Brasileira de Robótica e a Mostra Nacional de Robótica. Além das disputas práticas, a CBR valoriza as contribuições científicas dos participantes, tanto que, durante o campeonato, cada equipe deve apresentar um pôster com as novidades tecnológicas desenvolvidas durante o ano, além de preparar um tutorial de uma hora que ensina conceitos relevantes que podem ser implementados na disputa. A ideia é criar um material de qualidade para que novas equipes possam participar da competição.

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP com informações da equipe Warthog

Fotos: Warthog Robotics/Divulgação

 

 

É do SEL o melhor paper apresentado no Chip in the Fields 2021

É do SEL o melhor paper apresentado no Chip in the Fields 2021

O artigo “Fully Analytical Compact Model for the I–V Characteristics of Resonant Tunneling Diodes”, de autoria de pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, recebeu o prêmio de melhor artigo do último simpósio internacional da Sociedade Brasileira de Microeletrônica  Chip in the Fields 2021 – 35o Symposium on Microelectronics Technology, realizado em Campinas, de 23 a 27 de agosto – https://sbmicro.org.br/chip-in-the-fields-2021/best-papers

Escrito pelos pós-graduandos do Programa de Engenharia Elétrica – Daniel Celino, Adelcio de Souza e Caio Plazas, sob orientação do Professor Murilo Romero e da Pesquisadora Regiane Pereira, ambos do SEL, o trabalho teve grande repercussão, considerando que o evento que o premiou é o mais importante evento da América Latina na área de microeletrônica, integrando cinco conferências irmãs: SBCCI, SBMicro, WCAS, INSCIT e Sforum, além de um fórum de negócios de microeletrônica.

Segundo Romero, atualmente estão em implantação no Brasil e no mundo os sistemas de comunicações móveis de quinta geração (5G). Os futuros sistemas de sexta geração – 6G, previstos para implementação a partir de 2028, são planejados para  operação em frequência muito mais elevada, na faixa de Terahertz (ou, mais precisamente, acima de 100 GHz). Os dispositivos indicados para geração de sinais em frequências tão altas são exatamente os diodos de tunelamento ressonante (RTDs).  Então, o foco do trabalho é a disponibilização de modelos compactos para estes diodos, isto é, modelos que possam ser utilizados em simuladores de circuitos eletrônicos e auxiliem no desenvolvimento de equipamentos e produtos inovadores para sistemas 6G pela indústria de microeletrônica.

Assessoria de Comunicação do SEL

Curso gratuito de japonês para iniciantes

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP receberá, entre os dias 1 e 6 de setembro, as inscrições para o Módulo 1 do seu curso gratuito de japonês. A atividade, que é voltada para iniciantes, conta com 70 vagas disponíveis. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link .

Durante o curso, que é aberto ao público, os participantes aprenderão temas como alfabeto, partículas de conexão de frases e conjugação verbal, costumes, saudações e cumprimentos, além de aspectos culturais que envolvem comportamentos próprios da cultura japonesa, como retirar os sapatos para entrar em casa, pontualidade e reciclagem. Os participantes que forem aprovados na avaliação com média mínima de seis (6) e obtiverem pelo menos 75% de frequência, receberão um certificado de conclusão expedido pela USP.

Programada para ser realizada de 14 de setembro a 14 de dezembro de 2021, a iniciativa terá aulas online às terças-feiras, das 16h30 às 18h00 (os participantes receberão um link para acompanhar as atividades). Todo o conteúdo do curso será ministrado por estudantes universitários que possuem experiência com o idioma e decidiram aproveitar a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido em suas vidas.

Havendo um número de inscritos maior do que o número de vagas, haverá um processo de seleção que será efetuado na semana anterior ao início das aulas.

Competição da USP desafia participantes a criarem soluções para problemas de mobilidade urbana

Competição da USP desafia participantes a criarem soluções para problemas de mobilidade urbana

Gratuita, Sancathon será realizada 100% online; inscrições podem ser feitas até às 18h do dia 3 de setembro

Participantes terão apenas 72 horas para criarem soluções para a mobilidade urbana. Foto: Sancathon/Divulgação

Quem nunca enfrentou um ônibus ou metrô lotado no famoso “horário de pico”? A superlotação é um problema comum nos meios públicos de transporte do país, mas ela é apenas um dos desafios enfrentados pela população que depende deles para se locomover. Aumento da circulação de veículos individuais, pessoas que moram longe das estações e a falta de ciclovias são outros exemplos de pontos que poderiam ser debatidos na busca por estratégias que promovam um deslocamento mais eficiente e sustentável dentro do perímetro urbano.

Com o objetivo de contribuir para melhorar esse cenário, a SancaThon, maratona tecnológica realizada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, convida interessados de todo o Brasil, maiores de 18 anos, a participarem da edição de 2021 do evento, que irá desafiar os participantes a criarem, em apenas 72 horas, novos produtos, serviços, modelos de negócio e tecnologias para a área. A competição, que traz como tema: “Como podemos ajudar a desenvolver o transporte coletivo em pequenas e médias cidades, criando novas realidades para a mobilidade urbana a fim de ajudar a sociedade?”, acontecerá entre os dias 10 e 12 de setembro, e as inscrições podem ser feitas até às 18h da próxima sexta-feira (3), através do site da maratona. O evento é totalmente gratuito e, devido à pandemia de Covid-19, será realizado de forma remota. Não há limite de vagas.

Superlotação é um dos principais problemas enfrentados pelos brasileiros no transporte coletivo. Foto: Canva

Para participar, é preciso ter conhecimento em alguma das seguintes áreas: negócios, desenvolvimento tecnológico ou design/UI/UX. As inscrições são realizadas de forma individual, mas para a maratona será exigida a formação de um time que tenha entre três e seis integrantes, com pelo menos um participante de cada área citada. Os grupos poderão ser formados antecipadamente, mas não é uma regra, pois entre os dias 6 e 9 de setembro ocorrerá uma semana de encontros, feita pela plataforma Discord, onde quem ainda não tiver um time poderá conhecer novos colegas e formar sua equipe.

Nesta mesma semana, do dia 6 ao 8, os participantes também terão acesso a materiais e mentorias sobre negócios, programação, design, experiência do usuário, marketing e mobilidade urbana.  O objetivo é introduzir aos participantes técnicas sobre as habilidades exigidas, bem como detalhes sobre o tema da competição e a dinâmica do mercado, tudo para facilitar o desenvolvimento de ideias que aliem tecnologia e empreendedorismo, levando em consideração os novos comportamentos do consumidor nos últimos anos.

Pessoas que moram longe das estações têm mais dificuldades para pegar o ônibus. Foto: Canva

Ao final do evento, as equipes deverão gravar um pitch de cinco minutos para apresentar a solução criada à banca avaliadora. Os projetos serão julgados com base em cinco critérios: apresentação; diferencial tecnológico e criatividade; aplicabilidade; negócio; e continuidade. As melhores equipes serão contempladas com prêmios de R$ 2.500, para o primeiro lugar, R$ 1.000, para o segundo, e R$ 500, para o terceiro. Os times também poderão ser indicados a bancos de talentos dos parceiros da competição, além de concorrerem a premiações futuras. 

“Todos os alunos da universidade já sabem que, apesar de importante, participar somente das aulas não é suficiente para aproveitar ao máximo a faculdade. A SancaThon é uma excelente oportunidade para colocar em prática alguns conhecimentos já vistos e aprender tantos outros. Além disso, a competição é super diversa. Aos que querem aprofundar seus conhecimentos em mobilidade urbana, terão um espaço gigante. Aos que querem colocar em prática suas habilidades em design, programação e negócios, terão seu espaço também. O networking e os prêmios do evento são motivos para encher os olhos de qualquer pessoa”, afirma o estudante de Engenharia Elétrica da EESC, Lucas Toschi de Oliveira, um dos organizadores do evento.

Soluções poderão ser propostas para melhorar o transporte realizado por metrôs. Foto: Canva

O evento é realizado em conjunto pelo Centro Avançado EESC de Apoio à Inovação (EESCIn), pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP São Carlos (NEU-SC), pela Semana da Integração da Engenharia Elétrica (SIEEL) e pela Semana da Engenharia Ambiental (SEA). 

Edições anteriores – A SancaThon foi criada em 2018 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de ideias tecnológicas e novos modelos de negócio para solucionar problemas sociais. O objetivo é fomentar o empreendedorismo universitário, fazendo com que os estudantes tenham contato com novas ferramentas e possam colocar em prática o que aprendem em sala de aula. 

Em 2018, a proposta foi desafiar os participantes a criarem alternativas para problemas presentes no dia a dia dos habitantes de São Carlos. Já em 2019, a competição buscou soluções para modernizar a agricultura no Brasil. Nesses dois anos, os encontros foram realizados de forma presencial, mas em 2020 a maratona precisou se adaptar frente à pandemia do novo coronavírus. O lado positivo foi que, com o formato online, o evento alcançou quase 500 participantes, de 127 cidades de 22 estados do Brasil, além de competidores de outros países, como Itália, Argentina e Portugal.

No ano passado, a maratona desafiou os participantes a pensarem em soluções para ajudar bares e restaurantes, um dos setores mais impactados pela necessidade de isolamento social. Quem levou o terceiro lugar foi a equipe Hort-e, com a criação de um aplicativo que permite a compra coletiva de insumos entre restaurantes e produtores hortifrutigranjeiros. A ideia do grupo foi minimizar custos de logística e perdas de produção, garantindo que os alimentos cheguem com mais qualidade e de forma mais rápida ao destino final.

Membros da equipe Hort-e, terceira colocada na Sancathon 2020. Foto: Sancathon/Divulgação

Rafael Montanhez, gestor comercial e integrante da equipe na época, conta como a maratona ajudou o time a alçar voos maiores após o evento: “A SancaThon foi um verdadeiro berço para a Hort-e. A equipe se conheceu durante o evento e, com o apoio dos mentores, idealizamos uma solução inovadora que é a conexão entre pequenos produtores rurais e empreendedores de alimentação através de compras coletivas. A conquista do terceiro lugar nos deu uma visibilidade incrível, permitindo realizar o sonho de fundar uma startup que ajuda, de verdade, a fomentar o comércio local e a transformar setores tão carentes em recursos. Hoje, pouco mais de um ano após o evento, já passamos por um processo de aceleração e estamos para lançar no mercado, agora em setembro, a versão definitiva da plataforma. Nada disso aconteceria se não fosse a participação na SancaThon, um prato cheio para quem tem apetite por inovação”, disse.

 

Texto: Rebecca Crepaldi, para a Assessoria de Comunicação do SEL/USP

 

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do SEL/USP
E-mail: comunica.sel@usp.br
Telefone: (16) 9 9727-2257 – Whatsapp exclusivo para atendimento à imprensa, com Henrique Fontes 

Estágio nas áreas de comunicação, imagem e som.

Processo Seletivo para a contratação de estagiários nas áreas de comunicação, imagem e som, e afins.

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC-USP torna pública a abertura de processo seletivo para preenchimento de 3 (três) vagas de estágio remunerado nas áreas de comunicação, imagem e som, e áreas afins, com a finalidade de apoiar na produção de vídeos, cartazes e posts para atender ao ensino à distância e à divulgação em redes sociais.

As atividades serão desenvolvidas no âmbito do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, e do Departamento de Engenharia de Produção.

O valor da bolsa é de R$ 682,49 mensais (+ auxílio transporte), em jornada de 20 (vinte) horas semanais. O estágio terá a duração de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado até completar o prazo máximo de 2 (dois) anos.

As inscrições serão realizadas até o dia  01/08/2021, por meio do formulário disponível neste link. 

Para mais informações acesse aqui o Edital