Palestras em bioeletrônica e eletroestimulação, com José Alberto Machado da Silva da Universidade do Porto

Visit of Professor José Alberto Machado da Silva from the University of Porto

 

Monday, 31th October 2022
Morning (09h30)
Training Course Day 1: Neuromodulation, closed-loop electrostimulation, and types of stimulation. Stimulation driver circuits.
Afternoon (14h00)
Tutorial – Introduction to bioelectronics and electrostimulation. Electroceuticals – history and overview of applications.
Here we will present a brief introduction to the human nervous system and an history of electrical stimulation, nerve cells and neurons, action potentials and their propagation, modelling of neurons and stimulation parameters.

Tuesday, 1st November 2022
Morning (09h30)
This talk will address some of the research activities currently undertaken within the Department of Electrical and Computer Engineering at FEUP, with a focus on the research activities supervised by the Visiting Professor
Afternoon (14h00)
Training Course Day 2: Types of electrodes and electrode interface modelling, Neuromuscular electrostimulation – types, applications and circuits

 

About the visiting professor in ouw department

PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO DA SILVA is Associate Professor in the University of Porto. His main research areas of activity include (1) Test and project for the testability of analog, RF, and mixed (analog/digital) electronic circuits; (2) Test and design for testability of analogue, RF, and mixed-signal electronic circuits; (3) Medical electronics; Medical Electronics; (4) Digitally assisted analog and RF circuits; Digitally assisted analogue and RF circuits; (5) VLSI project for analog and mixed circuits; Analogue and mixed-signal VLSI design; and (6) Signal processing.

The research group of the host Professor João Paulo Pereira do Carmo, from SEL/EESC/USP, has a collaboration with the research group of Professor José Machado since the beginning of 2021. The collaboration involves common research in biomedical instrumentation and CMOS microdevices. This research combines the expertise of USP in the fabrication of sensors and electronic modules for biomedical applications, with the expertise of University of Porto in the project of CMOS microdevices.

Professor do SEL é condecorado em Prêmio Ciência-Tecnologia de São Carlos

Professor do SEL é condecorado em Prêmio Ciência-Tecnologia de São Carlos

No último dia 20 de outubro, a prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou a cerimônia de condecoração dos vencedores do Prêmio Ciência-Tecnologia de São Carlos 2022.

O evento contou com a presença do professor Emiliano Rezende Martins, como o premiado representante da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP), na modalidade Jovem Pesquisador.

Organizado pelo município, o Prêmio reconhece e destaca alunos, professores e cientistas que contribuíram para a ciência nacional e internacional em diversas modalidades, de forma a estimular a produção científica, tão fundamental para o desenvolvimento do país. Vale lembrar que São Carlos é conhecida como a “Capital Nacional da Tecnologia” justamente por ter se tornado um grande polo de inovação e potencial científico, contando com grandes empresas do setor tecnológico, além de importantes institutos de pesquisa e universidades, como a EESC.

“Fico muito honrado em poder representar a EESC e receber essa condecoração, que é muito importante não só para incentivar os novos pesquisadores, como também os alunos de pós-graduação, uma vez que eles podem observar que prefeitura e governo reconhecem e prestigiam atividades que realizamos tanto para o desenvolvimento de ciência e de pesquisa quanto em educação”, diz o professor Emiliano, pesquisador do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC.

Seu nome figurou no rol da modalidade Jovem Pesquisador pela pesquisa de sua autoria, que envolve três frentes bastante relevantes, como ele descreve: “uma das frentes aborda o melhoramento de eficiência de painéis fotovoltaicos. A segunda frente trata do desenvolvimento de sensores de baixo custo e a terceira é o desenvolvimento de lentes planas e que também prometem baratear o custo de dispositivos que precisam de elementos pequenos, como os smartphones, por exemplo”.

Além da modalidade Jovem Pesquisador, onde o professor Emiliano teve destaque, o Premio Ciência-Tecnologia de São Carlos reconheceu talentos nas modalidades Pesquisador Sênior, Pesquisador Emérito, Jovem Cientista, Professor de Ciência, Clube de Ciência e Servidor Inovador.

O secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, falou da importância do Prêmio. “Esse prêmio é importante porque reconhece o mérito dos pesquisadores, professores de Ciências e alunos de Ciências pelo trabalho que fazem para a cidade, para o Estado, para o país e para o mundo também. Mostra, ainda, todo o respeito que São Carlos tem pela Ciência e pelo trabalho científico que aqui é desenvolvido. E reúne um grande grupo, desde a iniciação até aqueles que já contribuem há bastante tempo com uma forma mais avançada. E evidentemente esse prêmio vai se espraiar na concepção que a cidade vive da tecnologia e vive da Ciência, se destacando regionalmente, nacionalmente e internacionalmente. O prêmio é uma distinção do que é realmente São Carlos”, ressaltou.

Já para o prefeito Airton Garcia, o essa homenagem atrai, cada vez mais, pessoas que ajudam no avanço da ciência e da tecnologia. “Um prêmio como este é muito significante. Ciência é São Carlos, tecnologia é São Carlos, e o prêmio distingue essa qualidade da cidade”, disse o prefeito parabenizando todos os homenageados.

Confira abaixo todas as categorias da premiação.

– Modalidade Pesquisador Sênior
Prof. Dr. Luiz Alberto Colnago – Embrapa

– Modalidade Jovem Pesquisador
Prof. Dr. Francisco Gil Coury – Prof. Adjunto – Universidade Federal de São Carlos
Prof. Dr. Emiliano Rezende Martins – Escola de Engenharia de São Carlos – USP

– Modalidade Pesquisador Emérito
Prof. Dr. Jozrael Henriques Rezende – FATEC Jaú

– Modalidade Jovem Cientista
Yzadora Calza Siqueira – Aluna – E.E. Conde do Pinhal
Lucas Rafael Machado Correa – Aluno – PEI Dona Aracy Leite Pereira Lopes

– Modalidade Professor de Ciência
Profa. Juliana Carange Tisher – EE Prof. Luiz Viviani Filho
Prof. Diego Peruchi Trevisan – EE Fulvio Morganti
Prof. Nicolas Fernandes Martins – E.E. Marivaldo Carlos Degan

– Modalidade Clube de Ciência
Técnico Fábio Alves de Moraes – Clube de Ciência CATsat – E.E. Prof. João Batista Gasparin

– Modalidade Servidor Inovador
Dayane Fernanda Rodrigues Campos – Secretaria Municipal da Saúde
Guilherme Cirino Picchi Salgado – Secretaria Municipal de Educação

Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica

Inscrições abertas para Pós-Graduação em Energia Elétrica


Programa com conceito máximo na avaliação da CAPES abrange quatro diferentes áreas e diversas linhas de pesquisa; prazo para cadastro online termina em 28 de outubro e selecionados poderão concorrer a bolsas de estudo.

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) está com inscrições abertas. Há vagas para as áreas de Processamento de Sinais e Instrumentação; Sistemas Dinâmicos; Sistemas Elétricos de Potência; e Telecomunicações, com abrangência de diversas linhas de pesquisa. O prazo para interessados se cadastrarem online neste endereço termina no próximo dia 28 de outubro e representa uma excelente oportunidade para quem deseja turbinar seu currículo e a vida profissional com uma formação USP, universidade que lidera diversos rankings nacionais e internacionais relativos à qualidade de ensino e desenvolvimento de pesquisas na América Latina, e figurando na lista das melhores instituições de ensino do mundo. Candidatos(as) selecionados(as) no processo poderão concorrer a bolsas de estudo.

Criado em 1975 com o mestrado e ampliado para o doutorado a partir de 1997, o Programa de Pós-Graduação em Energia Elétrica da EESC já é uma referência para estudantes e profissionais que buscam a geração e troca de conhecimento, a promoção da ciência e a formação de recursos humanos com amplo domínio de seu campo de saber. Nesse período, aproximadamente 800 mestres e mais de 340 doutores já se formaram no programa, com centenas de trabalhos publicados em veículos de alto impacto científico, e que renderam diversas premiações relevantes no setor, como o Prêmio CAPES de Tese 2022 na área de Engenharia Elétrica, conquistado recentemente. Integrante do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) desde 2004, o PPGEE é considerado um dos melhores da área, com nota máxima na avaliação da CAPES.

Para além dessa qualidade reconhecida, outro ponto que torna o PPGEE da EESC referência e concorrido é a localização da universidade, em São Carlos, no interior paulista. “Próxima da capital, São Carlos conta com universidades de ponta e importantes institutos de pesquisa, sendo reconhecida como a cidade brasileira com a maior média de doutores por habitantes do país. Também conhecida como a cidade da tecnologia, a região concentra um dos maiores parques de empresas de base tecnológica do país, o que permite ao estudante estar inserido em um grande ecossistema de inovação”, destaca o professor João Bosco Augusto London Junior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia Elétrica da EESC-USP.

Estrutura ideal para o desenvolvimento de pesquisas

Para alcançar nota máxima na avaliação da Capes e conquistar espaço de destaque na área acadêmica, o Programa de Pós-Graduação está instalado no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC, que também atua em três cursos de graduação de grande reconhecimento: Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia e Automação e Engenharia da Computação, todos igualmente avaliados com cinco estrelas no Guia do Estudante e com grande concorrência no vestibular.

Ali, estudantes contam com corpo docente formado em centros de excelência e toda a infraestrutura necessária para a realização de atividades técnicas e de pesquisas em todas as suas áreas de atuação. São 22 laboratórios de pesquisa, com equipamentos de informática de última geração, além de outros oriundos de apoio institucional e de recursos das agências de fomento, bem como de parcerias com a iniciativa privada, o que, para o professor João Bosco, representa outro ponto de destaque.

“A captação de recursos, com projetos de pesquisas aprovados por agências de fomento e Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento junto às empresas do setor produtivo, contribui fortemente para o desenvolvimento dos trabalhos. Isso, sem deixar de citar o grande número de atividades de colaboração com grupos de pesquisa de outras instituições, inclusive internacionais, o que atrai pesquisadores estrangeiros que aqui proferem palestras, cursos de pós-graduação e estabelecem vínculos de colaboração acadêmica e científica com nossos professores e alunos”, ressalta.

Para ampliar os horizontes da pesquisa e da busca pelo conhecimento, os pós-graduandos também têm à disposição a Biblioteca da Escola de Engenharia, que faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi), com acesso ao acervo de outras 42 bibliotecas da universidade, 19 bibliotecas seccionais da UNICAMP, 28 bibliotecas da UNESP e outras conveniadas no Brasil e no exterior, além do Portal CAPES. A biblioteca ainda participa de consórcios de comutação bibliográfica, o que possibilita ao(à) usuário(a) obter cópias de documentos via internet em poucas horas e sem custos, na maioria das ocasiões. Complementam a infraestrutura de ensino do Programa salas para aulas e seminários, anfiteatro e apoio técnico-administrativo exclusivo dentro das instalações do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, de modo que o(a) aluno(a) possa dedicar-se da melhor forma possível à sua linha de pesquisa e trabalho.

Em quatro áreas, diversas possibilidades de pesquisa

Um dos pontos fortes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da EESC é o seu modelo de gestão, que possibilita a articulação em quatro áreas de pesquisa e que cobrem grande parte do espectro do setor.

“Trabalhamos com foco estratégico na formação de recursos humanos, na produção e transferência de conhecimento e em ações de inserção nacional e internacional. Com base nessas estratégias, o PPGEE revisa obrigatoriamente as disciplinas oferecidas a cada três anos, o que reduz o problema de disciplinas obsoletas e deixa sempre atualizada o rol de cursos oferecidos”, destaca o coordenador do programa.

Por meio dessas quatro áreas de concentração – Processamento de Sinais e Instrumentação; Sistemas Dinâmicos; Sistemas Elétricos de Potência; e Telecomunicações – o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica disponibiliza aos interessados grande diversidade de linhas de trabalho. Todos os detalhes sobre as linhas de pesquisa de cada uma dessas áreas, com as demais informações sobre o PPGEE da EESC/USP podem ser encontrados neste link.