Curso de difusão “Laboratório de Introdução à Instrumentação Eletrônica e Projetos”

Curso de difusão “Laboratório de Introdução à Instrumentação Eletrônica e Projetos”

 

Na primeira quinzena de março de 2023 a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP estará oferecendo o curso de difusão Laboratório de Introdução à Instrumentação Eletrônica e Projetos, cujo objetivo é reforçar as aulas práticas de Laboratórios de Engenharia Elétrica e enfatizar os procedimentos de montagem de circuitos elétricos e eletrônicos, além da medição de grandezas que descrevem o comportamento.

Este curso é gratuito e voltado para os estudantes universitários, de Engenharia Elétrica (qualquer modalidade) e Engenharia de Computação, que tiveram as práticas de Laboratórios de Circuitos afetadas pela pandemia da covid-19.

As aulas serão presenciais e realizadas de 6 a 10 de março de 2023 no Laboratório de Ensino do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL), da EESC-USP, campus 1 em São Carlos (Avenida do Trabalhador Sãocarlense, 400). Serão oferecidas 32 vagas. As inscrições on-line estarão abertas entre os dias 20 de fevereiro e 24 de fevereiro de 2023.

Os inscritos selecionados, que não possuem vínculo formal com a USP, deverão enviar os seguintes documentos para validação de sua matrícula no curso: RG, CPF e comprovante de endereço. O envio dos documentos pessoais será efetuado por meio de um link para upload enviado por e-mail. O não envio dos documentos invalidará a inscrição. Os inscritos que já possuem vínculo com a USP, como alunos, docentes e funcionários, não precisarão fazer upload dos documentos pessoais, uma vez que já possuem os dados cadastrados e validados nos Sistemas USP.

Havendo um número de inscritos maior que o número de vagas, a seleção dará prioridade aos ingressantes no curso de Engenharia Elétrica em qualquer ênfase nos anos de 2019 ou 2020. Em seguida serão consideradas a análise do histórico escolar e as justificativas constantes na carta de intenção as quais evidenciem o interesse e a necessidade do conhecimento a ser adquirido no curso.

Não há pré-requisitos de graduação para os interessados no curso, que terá os seguintes critérios para aprovação: 75% de presença, realização das atividades de laboratório e relatório, perfazendo média maior ou igual a 7.

O curso de difusão Laboratório de Introdução à Instrumentação Eletrônica e Projetos será coordenado pelo professor Eduardo Nobuhiro Asada, tendo como vice-coordenador o professor José Carlos de Melo Vieira Júnior, ambos do SEL/EESC-USP.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio deste e-mail. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas neste link.

Por Alexandre Milanetti, para a Comunicação da EESC-USP

Professor do SEL recebe prêmio internacional do IEEE

Professor do SEL recebe prêmio internacional do IEEE

 

A maior organização científica mundial na área de Engenharia, o IEEE – Advancing Technology for Humanity, concedeu recentemente o prêmio IEEE PES Technical Committee Working Group Recognition Award for Outstanding Standard or Guide ao pesquisador Eduardo Nobuhiro Asada, professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Eduardo Nobuhiro Asada, da EESC-USP (crédito: arquivo pessoal)

 

A láurea foi concedida pelo Analytical Methods in Power Systems Committee – PES IEEE ao subcomitê Working Group on Modern Heuristic Optimization (WGMHO) e seus membros, e do qual o professor Asada é o atual vice-presidente.

Segundo o pesquisador, a premiação, cuja indicação fora feita em 2021, foi comunicada em dezembro em função do desempenho do grupo WGMHO em atividades como proposição de livros publicados pelo IEEE, em atividades no IEEE PES General Meeting, como competições técnicas, sessões painéis e de artigos técnicos.

IEEE e seus membros formam uma organização sem fins lucrativos que inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de publicações altamente citadas, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais e educacionais. “O IEEE é a voz confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo”, ressalta Asada.

Além do professor da EESC, os demais professores membros do WGMHO premiados são seu presidente, José Luis Rueda Torres (TU Delft, Países Baixos); seu secretário, Samuele Grillo (Politecnico di Milano, Milão, Itália); Kwang Y. Lee (Baylor University, Estados Unidos); Zita A. Vale (Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto – ISEP/IPP, Porto, Portugal); Hiroyuki Mori (Meiji University, Tóquio, Japão); Sergio Rivera  (Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, Colômbia); Santiago Torres (Universidad de Cuenca, Cuenca, Equador); Rolando Pringles (Universidad Nacional de San Juan, San Juan, Argentina); e Vladimiro Miranda (INESC Technology and Science – INESC TECFaculty of Engineering of the University of Porto, Porto, Portugal).

 

Por Alexandre Milanetti,
para a Assessoria de Comunicação da EESC

Prêmio de tese do ano da SOBRAEP é concedido a docente do SEL

Prêmio de tese do ano da SOBRAEP é concedido a docente do SEL

 

Augusto Alonso, professor da EESC-USP – Crédito: arquivo pessoal

 

Augusto Matheus dos Santos Alonso, professor recentemente contratado do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), foi agraciado neste mês de dezembro com o prêmio de melhor tese do ano pela Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP).

Alonso teve laureada sua tese de doutorado intitulada Multi-purpose Coordinated Control of Distributed Energy Resources in Transactive AC Microgrids, defendida em 2021 por meio de um acordo de cotutela entre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru, e a Norwegian University of Science and Technology (NTNU), da Noruega.

A tese de doutorado contou com as orientações do professor Fernando Pinhabel Marafão, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp/Sorocaba, e da professora Elisabetta Tedeschi da NTNU/Trondheim, além da coorientação do professor Danilo Iglesias Brandão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Belo Horizonte). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) foi a financiadora do doutorado.

“O meu objetivo agora é atuar na EESC dando prosseguimento às pesquisas iniciadas na minha tese de doutorado, desenvolvendo estratégias de controle e gerenciamento de conversores eletrônicos de potência, a fim de contribuir com formas mais eficientes e flexíveis para se melhorar a qualidade da energia e a integração de fontes renováveis em redes elétricas modernas”, comentou Alonso.

A SOBRAEP é uma entidade civil sem fins lucrativos e que tem por objetivo a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico da Eletrônica de Potência, em vinculação com os interesses da sociedade brasileira. A divulgação dos premiados deste ano foi publicada pela SOBRAEP em seu site, neste link.

 

Por Alexandre Milanetti,
para a Assessoria de Comunicação da EESC

SEL desenvolve projeto de extensão sobre eficiência energética em parceria com escola estadual de São Carlos

SEL desenvolve projeto de extensão sobre eficiência energética em parceria com escola estadual de São Carlos

 

Um projeto de extensão universitária colocou a expertise do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), à disposição de estudantes da Escola Estadual (EE) Attilia Prado Margarido.

O projeto, intitulado “Eficiência Energética nas Escolas”, desenvolveu durante este ano atividades educativas relacionadas ao uso racional da energia elétrica para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da escola, localizada no bairro Santa Felícia, em São Carlos (SP).

“O principal objetivo deste projeto foi capacitar alunos do Ensino Médio em relação aos conceitos de uso eficiente da energia elétrica com foco em instalações consumidoras residenciais e comerciais, contribuindo com a formação técnica e cidadã dos estudantes envolvidos”, explicou José Carlos de Melo Vieira Júnior, coordenador do projeto pela EESC e professor do SEL.

Ele ressaltou que o uso racional da energia nos mais diversos setores da sociedade moderna é um fator determinante para garantir o desenvolvimento sustentável de um país e para criar condições favoráveis para proporcionar o bem-estar da população nos campos social e econômico.

Lembrou também dos benefícios que o uso racional da energia elétrica pode proporcionar não apenas aos consumidores, mas ao País como um todo: “Estimular ações que levem à implementação de técnicas de conservação de energia bem como à conscientização da população quanto à eficiência energética é essencial para garantir desenvolvimento sustentável no longo prazo”.

Uma dessas ações, segundo o professor da USP, é a educação da população em relação ao tema, sendo esta a vertente em que o projeto da EESC se enquadrou: o desenvolvimento de atividades educativas junto a uma escola pública em São Carlos.

Para trabalhar em conjunto com os alunos do Ensino Médio da EE Attilia Prado Margarido, sete alunos dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica da EESC-USP atuaram como mentores no desenvolvimento das atividades do projeto.

A escola estadual envolvida na parceria oferece semestralmente disciplinas eletivas para os alunos. Assim, o projeto pode ser desenvolvido dentro dessa linha de disciplinas. Ao final de cada semestre, os estudantes tiveram que apresentar os resultados das atividades desenvolvidas em um evento denominado “Culminância”, modelo semelhante a uma Feira de Ciências escolar.

Jogo sobre eficiência energética desenvolvido em Roblox. Crédito: Ana Carolina Asano Campos.

 

As atividades foram distribuídas em duas disciplinas eletivas, oferecidas no primeiro e no segundo semestres de 2022, organizadas da seguinte maneira, relatou o coordenador do projeto: “No primeiro semestre, entre março e junho, tivemos a exposição de conteúdos sobre fontes alternativas de energia e eficiência energética e definição dos projetos práticos. Já neste segundo semestre, entre agosto e este mês de dezembro aconteceu a execução dos projetos práticos pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, coordenados pelos alunos de graduação da EESC-USP participantes do projeto”, detalhou Vieira Júnior.

Para ele, “o primeiro resultado tangível deste projeto foi o estabelecimento de um vínculo de cooperação entre a EESC-USP e a Attilia Prado Margarido na área de educação, sendo que o benefício imediato foi a capacitação dos alunos do Ensino Médio em relação aos temas importantes na área de eficiência energética e a capacitação dos alunos de graduação da EESC-USP em atividades de ensino e extensão”.

Já para a coordenadora de gestão pedagógica do Ensino Médio da escola estadual, professora Luciane Rampazo Blanco, o projeto representou uma forma de aproximar a Universidade da comunidade escolar, despertando o interesse dos adolescentes para o Ensino Superior.

Segundo Luciane, tanto a Diretoria Regional de Ensino como a direção da escola estadual apoiam a parceria, que ela também espera ter continuidade nos próximos anos. “Nosso diretor Émerson Leandro Morais e o professor Sérgio Rodrigo Zepon, que recebeu o projeto em sua disciplina eletiva, foram fundamentais, pois sem o aceite de ambos nada teria acontecido”, lembrou a coordenadora de gestão pedagógica.

“A parceria com o projeto de extensão ‘Eficiência Energética em Escolas’ proposto para a nossa escola pelo professor José Carlos de Melo Vieira Júnior, com vigência em 2022, agregou conhecimento teórico e prática, desenvolvendo os aspectos cognitivos, socioemocionais e o protagonismo dos nossos estudantes”, destacou Luciane.

Para o aluno Tiago Possobom Arnosti o projeto de extensão foi uma experiência bem enriquecedora, tanto para os integrantes do grupo quanto para os alunos da escola. Ele conta que vários alunos da escola ficaram bem empolgados em estudar Eficiência Energética, principalmente no segundo semestre, quando os estudantes colocaram mais a ‘mão na massa’ para desenvolver projetos práticos sobre o assunto.

“Para nós, que idealizamos o projeto sob a supervisão do professor José Carlos, foi muito legal ver os alunos animados, se empenhando em desenvolver projetos de Eficiência Energética e apresentando tais trabalhos para outros alunos e professores. Além de ser muito gratificante ver o empenho dos estudantes do Ensino Médio, o projeto de extensão contribuiu para que nós, no término do curso de Engenharia Elétrica, tivéssemos uma experiência de sala de aula, desenvolvendo e ministrando aulas, passando atividades e exercícios para os alunos e supervisionando-os no desenvolvimento de projetos. Sem dúvida, foi uma experiência muito importante que contribuiu bastante para nossa formação. Mais interessante ainda seria se esse modelo de projeto de extensão se tornasse algo permanente, para que os conhecimentos adquiridos na Universidade sejam compartilhados com a sociedade”, concluiu o aluno da EESC-USP.

O projeto foi parcialmente financiado com recursos obtidos do 7º Edital Santander / USP / FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. O projeto conta ainda como vice-coordenador o professor Eduardo Nobuhiro Asada, também docente do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC-USP.

Os alunos da USP São Carlos envolvidos nas atividades são Ana Carolina Asano Campos, Eric Tamashiro Kurachi, Franco Rafael de Miranda Saraiva, Gustavo Sandrin Soffiatii, Letícia Mina Odate Victor, Matheus Dahmen Carbonero e Tiago Possobom Arnosti.

 

Por Alexandre Milanetti,
para a Assessoria de Comunicação da EESC