Tecnologia que transforma dados em imagens é tema de palestra no SEL

Ferramenta é utilizada para interpretar grandes quantidades de informações obtidas das redes elétricas

Vladimiro Miranda, professor titular da Universidade do Porto, dará palestra no SEL. Foto: Blog do Encontro com Ciência

O sistema elétrico brasileiro gera uma enorme quantidade de dados que são recolhidos por um equipamento chamado PMU. No entanto, apenas uma pequena parcela dessas informações é aproveitada pelo centro de controle, o que acarreta em um grande desperdício. Pesquisas recentes desenvolvidas em Portugal apresentam uma nova tecnologia capaz de transformar esses dados em imagens, facilitando a tomada de decisão dos operadores, podendo, por exemplo, prevenir apagões. Os avanços e resultados desses estudos serão tema de palestra no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, na próxima terça-feira (28), às 10 horas.

“Essa tecnologia permite enxergar todos esses dados de forma surpreendente, como se fosse um filme. Com isso, conseguimos reconhecer instantaneamente problemas ocorrendo no sistema elétrico”, explica o palestrante Vladimiro Miranda, professor titular da Universidade do Porto, em Portugal. No bate papo, ele debaterá sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na área pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Intitulada Seeing events in 2D pictures with deep learning applied to visual cortex neural architectures: a tool of the future for power system control centres, a palestra será realizada no Anfiteatro Armando Toshio Natsume do SEL. A entrada é gratuita e não demanda inscrições prévias.

Sobre o palestrante – Vladimiro Miranda é membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) desde 2006 e vencedor do Prêmio IEEE PES Excellence Award em Energias Renováveis ​​no ano de 2014. Ele é autor e co-autor de diversas publicações científicas em relevantes periódicos da área de Sistemas Elétricos de Potência e suas soluções inovadoras foram incorporadas na indústria com produtos que estão em uso em diversos continentes.

Atualmente, ele é membro do Conselho de Administração do INESC TEC; presidente do Conselho de Administração do INESC P&D Brasil; consultor científico do Institut de Recherche en Energie Solaire et Energies Nouvelles, do Ministério da Energia do Governo de Marrocos; além de prestar assessoria científica internacional para: Universidade Politécnica de Hong Kong; Instituto de Pesquisa Tecnológica (Madrid, Espanha); Instituto de Energia Elétrica (San Juan, Argentina) e ao Laboratório de Defesa Biológica e Química do Exército Português.

Foto: Blod do Encontro com

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC