Centro de Inclusão Social da USP ganha kit educacional de robótica

Centro de Inclusão Social da USP recebeu doação de kit educacional de robótica

Ensinar física e matemática de forma lúdica, além de contribuir com a formação de jovens de baixa renda. Foi com esse propósito que o Centro de Inclusão Social (CIS) da USP em São Carlos recebeu a doação de um kit educacional de robótica da empresa Anacom Eletrônica nesse mês de junho.

Entre os itens doados estão: tablet, livro digital, DVD, quadricóptero, braço e esfera robótica, robô móvel, além de outros acessórios. Por meio de metodologias mais atraentes, a ideia é proporcionar aos alunos participantes do CIS um aprendizado mais interativo com a utilização dos novos equipamentos. Aulas de álgebra, geometria e, posteriormente, pré-cálculo também estão no cronograma do Centro.

Ao longo do segundo semestre os jovens serão desafiados a desenvolver diversas atividades com o kit robótico, e os que obtiverem melhor desempenho poderão concorrer a uma grande novidade a partir de 2019: bolsas de iniciação científica. Os recursos serão oferecidos pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC), sediado no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, sob a coordenação do professor Marco Henrique Terra.

Atualmente os adolescentes do Centro de Inclusão Social já contam com diversos materiais e iniciativas gratuitas, como aulas de inglês, física e informática, além de acesso ao acervo da Biblioteca da Área 2 do Campus da USP em São Carlos. Coordenado pelos professores José Marcos Alves e Carlos Goldenberg, ambos SEL, o CIS de foi criado em 2015 com o objetivo de promover educação para comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica que residem na cidade, especialmente os que moram perto da Universidade. Outros dois docentes do Departamento também participam da iniciativa: João Navarro Junior é o responsável pela disciplina Física do Cotidiano na Construção da Cidadania, enquanto Maximiliam Luppe coordena o Laboratório de Introdução à Informática para alunos do Ensino Fundamental.

Braço robótico está ente os itens do kit educacional doado pela empresa Anacom Eletrônica

O Centro conta, ainda, com o apoio institucional da USP por meio da Prefeitura do Campus (PUSP-SC), da EESC, do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPID – FAPESP), do Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CEPID – CeMEAI), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e de empresas como a Anacom, Pearson Educaton Brasil, Intel, Cisco e Projeto Novo Guia / Pet Terapia.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL
Fotos: Marília Ruberti – SEL