Prêmio Capes de Tese: pesquisa realizada no SEL recebe menção honrosa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na última segunda-feira (1º), o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2018, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2017. Neste ano, 13 dos 42 trabalhos agraciados são da USP, sendo dois da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). A Escola também figurou entre as 12 teses da Universidade reconhecidas com menções honrosas.

Uma delas foi a do ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da EESC, Lucas Rodrigues Borges, que recebeu a honraria pela tese Redução da Dose de Radiação em Tomossíntese Mamária através de Processamento de Imagens, desenvolvida sob a orientação do professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL), Marcelo Andrade Vieira. Na pesquisa, Lucas criou uma técnica capaz de restaurar imagens de mamografia 3D obtidas com até 30% a menos de radiação, mantendo a qualidade do exame.

O estudo do ex-aluno também já havia sido reconhecido em dois grandes eventos científicos da área de engenharia elétrica. O primeiro foi The 13th International Workshop on Breast Imaging, realizado em 2016, na Suécia, onde o trabalho apresentado foi considerado um dos cinco melhores da conferência. Já em 2017, um artigo apresentado pelo pesquisador ficou com o prêmio de segundo lugar na Conferência SPIE Medical Imaging, realizada nos Estados Unidos.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL-USP com informações da Assessoria de Comunicação da EESC