Personagens que marcaram a história são retratados em mostra de pinturas

Artista utilizou madeira para representar a crucificação de Jesus Cristo

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe, até o final de fevereiro de 2019, a exposição gratuita Versos desse Universo pela caneta incandescente de Ciro Júlio Cellurale. Ao todo, são 17 imagens trabalhadas em madeira e papel Canson que, em sua maioria, retratam personagens famosos e do cotidiano com o uso da pirogravura, técnica que consiste em desenhar com uma caneta de ponta incandescente. Algumas obras também foram produzidas com lápis sépia e 6B.

Entre os nomes homenageados pelo artista estão, por exemplo, o da atleta Maurren Maggi, de São Carlos, do jogador de basquete Nenê Hilário, também da capital da tecnologia e que atualmente atua na NBA, a liga norte-americana, além de indígenas, Jesus Cristo, Papa João Paulo II, entre outras importantes figuras representadas nos corredores do SEL.

Quadro “Pra que isso?” conquistou a medalha de prata no 35º Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (SP)

Autor da mostra, Ciro é funcionário da USP São Carlos desde 1988. Seu contato com atividades artísticas começou aos 13 anos e, desde então, passou a colecionar uma série de prêmios. Um deles foi concedido à pintura Pra que isso?, que em junho de 2017 conquistou a medalha de prata no 35º Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (SP), cidade natal do desenhista. Em 2018, foi a vez de receber a medalha de bronze por um conjunto de três obras exibidas no Salão de Artes plásticas de Mococa (SP).

A exposição, que está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, é realizada no âmbito do Projeto Arte no Caminho, idealizado pelo SEL, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da EESC e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus de São Carlos da USP (GCACEx). A iniciativa visa despertar o interesse da comunidade pela arte, transformando ambientes universitários em pequenas galerias.

Confira, abaixo, todos os prêmios conquistados por Ciro em sua trajetória como artista.

Premiações

– 1978 – II Exposição Coletiva do Ateliêr França Machado – Rio Claro/SP

Prêmio Destaque.

– 1979 – III Exposição Coletiva do Ateliêr França Machado – Rio Claro/SP

Menção Honrosa.

– 1979 – V Salão Oficial de Belas Artes de Rio Claro

Prêmio Aquisição

– 1980 – V Salão Ararense de Artes Plásticas – Solar Benedita Nogueira

Menção Honrosa – Araras – SP

– 1980 – 1ª EXPO ARCA Coletiva (associação rio-clarense de cultura artística)

Menção Honrosa – Rio Claro – SP

– 2010 – Prêmio “A Consciência – 2010” – Centro Cultural Negro de São Carlos – SP

– 2017 – XXXV SAPLARC – Salão de Artes Plásticas de Rio Claro – SP

Medalha de Prata

– 2018 – XXVI Salão de Artes Plásticas de Mococa SP

Medalha de Bronze

Este evento está no Entreartes, aplicativo gratuito criado pela USP que fornece informações sobre as atividades culturais oferecidas pela Universidade por meio de um QR Code e permite que os usuários acumulem pontos, trocando por brindes ou horas em Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).

Assessoria de Comunicação do SEL
E-mail: comunica.sel@usp.br