Trabalho da área de fotônica recebe menção honrosa no SIICUSP

Trabalho da área de fotônica recebe menção honrosa no SIICUSP

Guilherme concluiu a graduação em Engenharia Elétrica no final de 2018 na EESC. Foto: Arquivo pessoal

Guilherme de Arruda, recém-formado do curso de Engenharia Elétrica (ênfase em eletrônica) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, recebeu uma menção honrosa por sua pesquisa apresentada no 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), realizado no final de 2018, em São Paulo.

Seu projeto, intitulado Análise da transmissividade de luz de nanoestruturas para aplicações em células solares, teve a orientação do professor Emiliano Martins, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC. O trabalho do ex-aluno integra a área de Fotônica, campo da ciência que estuda, resumidamente, a interação da luz com a matéria. Parte da pesquisa foi desenvolvida na Universidade de York, na Inglaterra.

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, o SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais.

Desde 2014, a iniciativa é composta de duas fases. Na primeira, cada unidade, ou grupo de unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os mais bem avaliados para a segunda fase, denominada “Etapa internacional”. Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento, na Cidade Universitária, em São Paulo. Estudantes de universidades estrangeiras também participam apresentando seus projetos, selecionados por comitês de sua instituição.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Com informações de www.siicusp.prp.usp.br