Professora do SEL é a primeira mulher eleita presidente da Sociedade Brasileira de Automática

Professora da USP é a primeira mulher eleita presidente da Sociedade Brasileira de Automática

Professora Vilma Alves de Oliveira é a primeira mulher eleita presidente da SBA. Foto: Marília Ruberti

A professora do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Vilma Alves de Oliveira, foi eleita, no mês de fevereiro, presidente da Sociedade Brasileira de Automática (SBA). Primeira mulher da história a assumir o cargo na Instituição, a docente comandará a Entidade pelo biênio 2019-2020. Compondo a nova Diretoria, os professores Luís Fernando Costa Alberto e Ricardo Quadros Machado, ambos também do SEL, foram eleitos para os cargos de diretor-tesoureiro e secretário de comunicação, respectivamente.

Vilma possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Southampton, do Reino Unido. Ingressou na USP em 1990 e desde 2005 é professora titular da Instituição. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em sistemas e controle, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas de projeto de controladores de ordem fixa, controle fuzzy, controle robusto, aplicações de controle na agricultura de precisão e fontes alternativas de energia. Atualmente a docente integra o Comitê de Assessoramento do Programa de Engenharia Elétrica e Biomédica do CNPq (CA-EE).

Sobre a SBA – Fundada em 1975, a SBA teve sua criação motivada pela necessidade de intercâmbio entre os especialistas brasileiros atuantes na área de Automação e Controle. A Instituição é membro da International Federation of Automatic Control (IFAC) e tem como objetivo promover estudos científicos na área de controle automático e suas aplicações nos mais diversos campos, visando ao benefício da sociedade. A SBA é a responsável por realizar o Congresso Brasileiro de Automática (CBA), o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) e o Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE), a cada dois anos. Publica desde 2013 o periódico Journal of Control e a Revista Automation and Electrical Systems (antiga revista “Controle e Automação”, criada em 1987).

Entre as áreas de atuação contempladas pela Sociedade Brasileira de Automática estão: teoria de controle; controle de processos; robótica; automação industrial; instrumentação eletrônica; sistemas elétricos de potência; eletrônica de potência; sistemas inteligentes; inteligência artificial e sistemas especialistas e educação em engenharia.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP
*Com informações de SBA

 

Mais Informações
Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
Telefone: (19) 3521-3824
E-mail da professora Vilma Alves de Oliveira: voliveira@usp.br