Vídeo aulas dos cursos de energia solar estão disponíveis na web

Conheça os benefícios que a geração fotovoltaica traz à sociedade e posicione-se adequadamente em relação à atualização da resolução 482 da ANEEL

Vista aérea dos sistemas fotovoltaicos instalados no SEL (EESC-USP)

resolução 482 da ANEEL, de 17 de abril de 2012, foi o marco regulatório que permitiu aos consumidores gerar sua própria energia e disponibilizar na rede elétrica o excedente, criando as regras e um sistema de compensação para estes consumidores. Todavia, atualmente, existe uma forte discussão na Câmara dos Deputados sobre a atualização da RN482/2012,  por meio do projeto de lei PL 5829/20, que trata da “geração distribuída”.

Como o assunto é de interesse público, é fundamental que os profissionais da área conheçam os benefícios que a geração fotovoltaica traz à sociedade e, assim, posicionar-se adequadamente em relação à atualização desta resolução.

Para colaborar com a difusão destes conhecimentos foram disponibilizadas, gratuitamente, as vídeo aulas do curso de extensão “Dimensionamento de sistemas fotovoltaicos” ministrados semestralmente pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.  Os interessados poderão acessar as aulas pelo canal do curso no youtube.

A iniciativa é do coordenador do curso Prof. Dr. Elmer Pablo Tito Cari, do  Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC. Com as vídeo aulas os interessados aprenderão as novas tecnologias, o dimensionamento e a legislação para os sistemas fotovoltaicos.

Para apoiar os estudante e outros interessados, em breve também serão disponibilizadas, neste mesmo canal, as vídeo aulas das disciplinas de “Máquinas Elétricas” e “Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia” ministradas no curso de Engenharia Elétrica da EESC.

elmerpab@sc.usp.br