É do SEL o melhor paper apresentado no Chip in the Fields 2021

O artigo “Fully Analytical Compact Model for the I–V Characteristics of Resonant Tunneling Diodes”, de autoria de pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, recebeu o prêmio de melhor artigo do último simpósio internacional da Sociedade Brasileira de Microeletrônica  Chip in the Fields 2021 – 35o Symposium on Microelectronics Technology, realizado em Campinas, de 23 a 27 de agosto – https://sbmicro.org.br/chip-in-the-fields-2021/best-papers

Escrito pelos pós-graduandos do Programa de Engenharia Elétrica – Daniel Celino, Adelcio de Souza e Caio Plazas, sob orientação do Professor Murilo Romero e da Pesquisadora Regiane Pereira, ambos do SEL, o trabalho teve grande repercussão, considerando que o evento que o premiou é o mais importante evento da América Latina na área de microeletrônica, integrando cinco conferências irmãs: SBCCI, SBMicro, WCAS, INSCIT e Sforum, além de um fórum de negócios de microeletrônica.

Segundo Romero, atualmente estão em implantação no Brasil e no mundo os sistemas de comunicações móveis de quinta geração (5G). Os futuros sistemas de sexta geração – 6G, previstos para implementação a partir de 2028, são planejados para  operação em frequência muito mais elevada, na faixa de Terahertz (ou, mais precisamente, acima de 100 GHz). Os dispositivos indicados para geração de sinais em frequências tão altas são exatamente os diodos de tunelamento ressonante (RTDs).  Então, o foco do trabalho é a disponibilização de modelos compactos para estes diodos, isto é, modelos que possam ser utilizados em simuladores de circuitos eletrônicos e auxiliem no desenvolvimento de equipamentos e produtos inovadores para sistemas 6G pela indústria de microeletrônica.

Assessoria de Comunicação do SEL