Proposta Educacional

Proposta Educacional

O Departamento atua em concordância com sua vocação e este é um dos fatores que motivou seu significativo desenvolvimento nos últimos anos:

A ênfase em Sistemas de Energia e Automação está voltada principalmente aos estudos da geração, transmissão, distribuição e utilização eficiente da energia elétrica, além de abordar a energia em seu aspecto mais amplo, incluindo planejamento, impactos sócio-ambientais e automação.

A ênfase em Eletrônica, além da conceituação em engenharia elétrica e dos conhecimentos específicos da ênfase, permite que o aluno possa aprofundar seus estudos em sub-áreas mais especializadas da eletrônica, obtendo um certificado de estudos especiais. Para isso são oferecidas as sub-áreas: instrumentação e controle, telecomunicações, sistemas digitais e engenharia biomédica.

O Curso de Engenharia de Computação permite uma formação situada na interface científica e tecnológica entre a engenharia elétrica, eletrônica e a ciência da computação, também em concordância com a vocação científica e tecnológica dos dois departamentos responsáveis pelo curso (Depto de Eng. Elétrica e de Computação e Depto de Ciências de Computação e Estatística do ICMC).

Na pós-graduação oferece mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica, nas áreas de concentração: Processamento de Sinais e Instrumentação, Sistemas Dinâmicos, Sistemas Elétricos de Potência e Telecomunicações. É reconhecido como um dos melhores do país – nota 7 na CAPES, que lhe confere o grau de excelência.

As pesquisas do Departamento estão fortemente ligadas à pós-graduação e em sua maioria conta com apoio de agências de fomento e projetos de P&D, parcerias com instituições de destaque no cenário nacional e internacional. Também mantém grande articulação com a graduação por meio das oportunidades de iniciação científica.

Os currículos dos cursos sofrem constantemente atualizações para mantê-los alinhados às diretrizes nacionais curriculares, bem como às novas tecnologias e tendências sociais. Para fomentar este processo o Departamento tem buscado ampliar suas relações com os setores produtivos e sociais; fortalecer as relações internacionais; atualizar seus laboratórios e demais infraestrutura para o ensino.

Influenciados pelas constantes e rápidas mudanças tecnológicas e sociais, o perfil do engenheiro requer cada vez mais iniciativa, criatividade, adaptação, capacidade de liderança e de trabalho em equipe, além da forte base de conhecimento técnico em engenharia. Nesse sentido tem-se buscado ampliar as oportunidades para que os alunos desenvolvam ou potencializem suas habilidades sociais e o conhecimento dos impactos tecnológicos de suas atividades sobre o meio ambiente, sociedade, cultura, mercado e finanças.