Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Engenharia de Computação é descrito neste documento. A elaboração do projeto, oferecimento e execução do curso são iniciativas da Escola de Engenharia de São Carlos e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, sediados no Campus da USP em São Carlos.

O objetivo principal do curso é a formação de recursos humanos plenamente capacitados para exercer atividades profissionais relacionadas com áreas que constituem interface entre engenharia elétrica e ciências de computação.

A análise dos panoramas científico, tecnológico e do mercado de trabalho aponta para uma demanda de profissionais com o perfil esboçado neste documento. A partir da criação do curso, uma ampla faixa de perfis, adaptados às rápidas mudanças tecnológicas, será colocada à disposição dos alunos por intermédio de grupo de disciplinas complementares.

A proposta contempla um perfil diferenciado em relação a diversos cursos de engenharia de computação já implantados no país e faz uso das amplas experiências pedagógica, científica e de prestação de serviços à comunidade da Escola de Engenharia de São Carlos e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

A matriz curricular proposta atende, em conteúdo, às recomendações do perfil profissional para cursos de engenharia, sugeridas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Neste documento é apresentado o perfil profissional projetado para os egressos, as habilidades que serão adquiridas, a matriz curricular proposta, a comparação com as diretrizes propostas pelo CNE e as etapas que serão elaboradas a partir da implantação do curso.

O curso faz uso da capacidade instalada nas duas áreas do campus da USP em São Carlos, atendendo aos requisitos da política adotada pela Universidade de São Paulo de ampliar a gama de serviços de qualidade oferecidos à sociedade brasileira.

Baixe o arquivo “Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Computação” na integra