Proposta 6

Significado do Logo

Essa arte foi baseada numa busca dos primórdios e da essência do que é um computador. Primeiro pesquisei o conceito de computador. Assim como muitas coisas no mundo a origem nem sempre tem 

a versão mais recente como descendente. Isso foi o que descobri pesquisando. Um computador, para ser um computador, não necessita utilizar energia ou possuir transistores. Como foi deixado claro na palestra do professor Navarro, durante a aula de Info-profi, os primeiros protótipos de computadores eram eletro-mecânicos e funcionavam com válvulas ao invés de transistores, um passado e uma transição que poucos conhecem e que deveria muito bem ser lembrada.

Ao chegar ao cerne de minha busca eu encontrei o que, por muitos, é considerado o primeiro computador da história. Chama-se, máquina de Anticítera.  Esse dispositivo criado na Grécia antiga era utilizado para calcular e prever eventos astronômicos, um dos mais formidáveis da história. Segundo o Artigo da BBC entitulado “Mecanismo de Antikythera: o objeto mais misterioso da história da tecnologia” esse dispositivo foi uma das maiores descobertas sobre a tecnologia antiga já feita.

Também temos a etimologia da palavra Computador ou computar:

É o Latim COMPUTARE, “calcular, estimar, somar, contar”, de COM-, “junto”, mais PUTARE, “calcular, avaliar, estimar”.

O seu uso em Inglês para “máquina de calcular” é de 1897.

E foram a partir dessa imagem e desse texto que retirei a base para montar o que seria esse desenho do logo para a Engenharia de Computação.

Proposta 5

Significado do Logo

O ideia do logo é uma adaptação de outras ideias já apresentadas pelos colegas e pelo já conhecido logo da SAEComp.

O desenho exterior, em azul, forma a imagem representativa do botão de on/off (ideia tirada de outra proposta), que remete à parte de computação. No interior, em verde, temos um desenho de um transistor, que representa a microeletrônica, parte muito presente no nosso curso também.

A cor verde é a mesma do logo da SAEComp, como reconhecimento aos alunos que trabalham para a melhoria do curso.

Proposta 4

Significado do Logo

O projeto apresentado é o logotipo do Curso de Engenharia de Computação de São Carlos, da Universidade de São Paulo, consistindo em um aro branco, com abertura na sua parte inferior e com pequenos círculos em suas extremidades, e duas letras “e” invertidas em relação à outra na direção horizontal, sendo que seus traços verticais são brancos, enquanto os horizontais são de cor de código hexadecimal 00e879, em sua versão colorida, e são separados do traço vertical para que o contraste permaneça nas versões monocromáticas. Caso o fundo seja verde, os traços horizontais serão pretos. Caso o fundo seja branco, o aro circular será preto.

O logotipo, como é de se esperar, é composto pelo nome do que simboliza, como pode ser percebido pelas letras “e”, inicial de “Engenharia”, e o “c” de “Computação” representa do pelo aro branco. Com o objetivo de se diferenciar da Engenharia Civil (que possui as mesmas iniciais), o aro branco possui círculos em suas extremidades que fazem com que exista uma referência aos circuitos elétricos, parte importante da grade do curso representado. Outra particularidade identitária é o símbolo clássico de ligar/desligar formado pelo aro branco e pelo traço vertical branco das letras “e”.

Os traços e a composição escolhida passam ideia de ordem e organização através de sua simetria e suas linhas retas. Entretanto, a criatividade e inovação são simbolizadas pela dinamicidade presente no traço curvo do aro branco.

A razão da escolha das cores foi a identificação e a tradição desse curso com as cores verde, branco e preto,usadas na Secretaria Acadêmica do curso e no logotipo da Semana da Engenharia de Computação, mantendo, dessa forma, uma identidade consolidada para o curso.

A fonte utilizada foi arciform, uma fonte gratuita, que é simples, leve, sem muitos detalhes e passa uma ideia de modernidade.

Proposta 3

Significado do Logo

Basicamente, a proposta do logo antes de mais nada, é ser o mais limpo possível, permitindo que ele seja facilmente trabalhado em qualquer mídia que se tenha necessidade de confecção, com cores básicas que rementem as áreas de tecnologia.

Na composição, existem 3 quadros que demonstram as formas de comunicação homem / máquina sendo respectivamente da maior a menor (Monitor, tablet e celular), presentes na vida de todas as pessoas hoje em dia, sejam nesses aparelhos, seja em telas interativas, dispositivos de leitura ou de vídeo games portáteis e por ai vai.

O quadro em volta, que delimita a área do logo foi colocado apenas de forma decorativa para aplicação em mídia impressa como selos, papeis de carta, timbrados, banners, apresentações para data-show, adesivos dos mais variados tipos, roupas e afins, ou pode até mesmo ser removido para aplicação em páginas Web por exemplo, dando maior flexibilidade a aplicação do mesmo.

Dada a simplicidade das curvas, é de fácil visualização e também, permite a passagem do mesmo do formato colorido, para tons de cinza ou mesmo, em padrão preto/branco caso necessário sem perda de sentido.

Proposta 2

Significado do Logo

O ideia principal do logo é ter um símbolo sem texto que o resuma como um todo. Esse símbolo é o processador: um componente que representa explicitamente a parte de hardware de nosso curso e, por si só, já remete à integração de hardware com software.

Para deixar bem explícito o software também, foi incluído na “etiqueta” do processador o símbolo mais usado para representar código. Assim ficou um símbolo simples que mostra ambas as áreas, que é característica do curso.

A cor verde característica da identidade visual da Saecomp foi mantida como detalhes sobre o fundo preto, pois o preto como cor principal e detalhes em verde remete diretamente a tecnologia.

O símbolo será posicionado ao lado do nome do curso, que pode ser escrito com uma fonte normal (Agency FB), ou com uma fonte estilizada com circuitos/led, enfatizando ainda mais a tecnologia.

Proposta 1

A partir da sequencia de Fibonacci é descrita uma curva para representar a letra ‘E’ e, refletida, a letra ‘C’, num formato minimalista, suave e harmonioso. As cores utilizadas remetem à Engenharia e à Computação (azul), e às placas de circuito impresso (verde).

A escolha da curva de Fibonacci se deve ao fato que ela traz os conceitos de matemática, sequencia numérica, computação, algoritmo, representação da natureza.Está relacionada à Proporção Áurea e a ideia de perfeição (nas Artes) e infinito (na Matemática).

Para a composição do nome do curso, a tipografia utilizada foi a Century Gothic bold, em letras minúsculas, com as cores das respectivas letras ‘E’ e ‘C’. A mesma tipografia foi utilizada para indicar a Unidades parceiras do curso (EESC e ICMC) e da Universidade de São Paulo (USP), em letras maiúsculas, utilizado a cor prata, que remete à tecnologia.

A escolha da fonte se deve ao fato que esta é considerada a que consome a menor quantidade de tinta para ser impressa, mostrando a preocupação com o meio ambiente.

Alunos com Destaque Acadêmico

Veja a relação dos Alunos com Destaque Acadêmico da Engenharia de Computação

ALUNOANO
Alex Marcelino Santee-
Alexandre Batistella Bellas-
Alice Valença De Lorenci-
Caio Emmanuel Soares Rocha-
Eduardo Cavalari Valenca-
Gabriel Couto Tabak-
Gabriell Tavares Luna-
Hazael Soledade de Araujo Jumonji-
Henry Shinji Suzukawa-
Iago Carvalho de Almeida-
João Victor Almeida de Aguiar-
Kevin Felipe Kuhl Oliveira-
Leonardo Alves Paiva-
Lucas Akira Morishita-
Marcos Vinicius Firmino Pietrucci-
Matheus Araujo Jorge-
Matheus Kledeglau Jahchan Alves-
Matheus Vieira Goncalves-
Matheus Yasuo Ribeiro Utino-
Moisés Botarro Ferraz Silva-
Rafael Pastre-
Tarcidio Antonio Junior-
Thales de Lima Kobosighawa-
Victor Felipe Domingues do Amaral-
Victor Hugo de Souza Daniel-