Oportunidades de IC e TCC em automação e robótica

Laboratório de Sistemas Inteligentes LASI EESC/USP
Prof. Dr. Marco Henrique Terra e Prof. Dr. Valdir Grassi Junior
Departamento de Engenharia Elétrica e Computação-EESC/USP

Oportunidades de IC e TCC nas áreas de:
Veículos aéreos não-tripulados

Sistemas autônomos cooperativos
Carro autônomo: automatização, modelagem e controle
Robôs manipuladores
Controle autônomo de veículos de carga pesada;

Acesse aqui o portfólio com as informações detalhadas.

 

 

 

Colóquio e exposição sobre suas contribuições para o ensino de engenharia

Uma Reflexão sobre o Ensino de Engenharia

Em comemoração aos 100 anos de Paulo Freire, o Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL-EESC-USP) em conjunto com a Comissão de Graduação (CG-EESC) e o Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (CETEPE-EESC) promovem o evento 100 anos de Paulo Freire: uma reflexão sobre o ensino de engenharia. O colóquio destacará as contribuições do patrono da educação brasileira para o ensino da engenharia e levará os participantes a uma releitura sobre sua prática acadêmica.

A mesa será composta por Vilma Alves de Oliveira, presidente da Comissão de Graduação da EESC-USP, que falará sobre Integração no Ensino de Engenharia, Maria Arminda do Nascimento Arruda, coordenadora do Escritório USP Mulheres e nova vice-reitora da USP, que abordará a Inclusão e Transformação Social, e Cristiano Cordeiro Cruz, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que trará o tema Filosofia da Tecnologia e da Engenharia.

O colóquio será mediado por Marco Henrique Terra, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de computação da EESC. “Essa é uma homenagem aos cem anos do nascimento de Paulo Freire, que está sendo celebrado em várias universidades pelo mundo afora, como aconteceu recentemente na Universidade de Cambridge, onde houve uma inauguração de um busto em homenagem a ele, o primeiro de um brasileiro naquela universidade”.

Para Terra, o fato de Paulo Freire ser tão reconhecido pela forma como ele concebe a educação, onde o pensamento crítico é peça chave, “é abrangente o suficiente para, também, ser considerado na Engenharia”.

“Aqui na EESC, temos preocupação com tecnologia e com a fronteira do conhecimento em ciência aplicada, também com cultura e extensão. Temos várias iniciativas que concedem bolsas de pré-iniciação científica, para o ensino de Física, Matemática e Inglês, voltadas para alunos de escolas públicas. Portanto, ensino e pesquisa em engenharia de ponta combina com inclusão social, um dos pilares do patrono da educação brasileira”, destaca Terra.

Além do colóquio, entre os dias 10 e 20 de dezembro a EESC cadastrará experiências e boas práticas no ensino de engenharia, além de realizar uma exposição virtual de livros com algumas das obras de Paulo Freire. A exposição é organizada pela Editora da USP (EDUSP) em parceria com a Editora da Universidade Federal de São Carlos (EDUFSCar).

Mais informações sobre a exposição e o evento podem ser obtidas em http://paulofreire.eesc.usp.br/.

Dia 15/12 às 14h – Clique aqui para participar do Colóquio.

Denis Dantas, para a Assessoria de Comunicação da EESC

 

 

Professor do SEL recebe o Prêmio USP Trajetória pela Inovação

O professor Marco Henrique Terra, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC, está entre os docentes da Universidade de São Paulo que receberam o Prêmio USP Trajetória pela Inovação 2019, em cerimônia realizada no último dia 1º.  Trata-se de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e da Agência USP de Inovação (Auspin).

O premiado Marco Henrique Terra e o diretor da EESC, Edson Cezar Wendland. Foto: Marcos Santos

“Receber um prêmio é sempre algo gratificante. Receber um prêmio relacionado com inovação, dado pela Universidade de São Paulo, é mais que gratificante, é uma honra. Temos uma grande responsabilidade de reforçar nossos fundamentos técnicos e científicos para os desafios que se apresentam para a próxima década. São vários, incertos e complexos. A USP é grande o suficiente para dar respostas apropriadas às demandas de uma sociedade envolvida em uma revolução tecnológica jamais vista.”, afirmou o professor.

Terra contribuiu para o desenvolvimento de ciência aplicada relacionada à teoria de estabilidade, controle e filtragem de sistemas dinâmicos incertos. Os algoritmos resultantes possuem características inovadoras – são robustos, recursivos e úteis para aplicações em tempo real. Essa inovação aparece marcadamente no desenvolvimento tecnológico de equipamentos de filtragem utilizados na indústria automotiva (inclusive no primeiro protótipo de caminhão autônomo brasileiro), bem como na área de robótica (com destaque para robôs projetados para reabilitação de membros inferiores de pessoas que tiveram algum tipo de lesão) e também na produção de módulos didáticos utilizados no ensino de engenharia.

“Todo o conhecimento produzido na Universidade não terá valor se não for, de alguma forma, transferido para a sociedade. Ainda há muita falta de compreensão sobre o que é inovação e a importância de instituições de ensino e pesquisa terem a inovação como um de seus objetivos. É graças a pesquisadores como estes que a sociedade passou entender que a universidade faz parte da solução dos problemas”, afirmou o reitor Vahan Agopyan dunrate o evento.

A solenidade, que aconteceu com 21 meses de atraso por causa da pandemia da covid-19, homenageou os professores da USP que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo para a excelência da instituição e para o desenvolvimento do País.

Além de professor Terra, também receberam o prêmio os seguintes docentes: Wlademir de Martin (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ), Guilherme Ary Plonski (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA), José Carlos Pettorossi Imparato (Faculdade de Odontologia – FO), Myriam Krasilchik (Faculdade de Educação – FE) e Ivanildo Hespanhol (Escola Politécnica – EP), in memoriam.

A cerimônia de entrega do Prêmio USP Trajetória pela Inovação foi realizada no dia 1º de dezembro – Foto: Marcos Santos/USP

“Em uma universidade de pesquisa como a USP é muito importante a criação e a manutenção de uma cultura de inovação para o desenvolvimento da sociedade. Com esse prêmio, reconhecemos e celebramos aquelas e aqueles que, em sua área, tornam a USP uma universidade inovadora e empreendedora. Desejamos que o exemplo inspire colegas e alunos a avançar nesse caminho”, afirmou o coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin), Marcos Nogueira Martins.

Nesta segunda edição do prêmio, foram recebidas 37 indicações de docentes ativos ou aposentados e 15 indicações de docentes In Memoriam, encaminhadas pelas unidades, museus e institutos especializados da USP.

O pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, lembrou que a escolha dos laureados foi muito difícil por causa da qualidade dos pesquisadores indicados. “É muito importante para a USP reconhecer o alcance da atuação de seus docentes. Vocês são modelos para todos os que trabalham na Universidade e procuram a alta qualificação acadêmica e a inovação”, ressaltou Canuto.

O processo de seleção dos premiados da terceira edição Prêmio USP Trajetória pela Inovação já está em andamento e o resultado deve ser divulgado no começo de 2022.

Clique aqui para ler mais.

Com informações de Erika Yamamoto, do Jornal da USP.