Tecnologia que transforma dados em imagens é tema de palestra no SEL

Tecnologia que transforma dados em imagens é tema de palestra no SEL

Ferramenta é utilizada para interpretar grandes quantidades de informações obtidas das redes elétricas

Vladimiro Miranda, professor titular da Universidade do Porto, dará palestra no SEL. Foto: Blog do Encontro com Ciência

O sistema elétrico brasileiro gera uma enorme quantidade de dados que são recolhidos por um equipamento chamado PMU. No entanto, apenas uma pequena parcela dessas informações é aproveitada pelo centro de controle, o que acarreta em um grande desperdício. Pesquisas recentes desenvolvidas em Portugal apresentam uma nova tecnologia capaz de transformar esses dados em imagens, facilitando a tomada de decisão dos operadores, podendo, por exemplo, prevenir apagões. Os avanços e resultados desses estudos serão tema de palestra no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, na próxima terça-feira (28), às 10 horas.

“Essa tecnologia permite enxergar todos esses dados de forma surpreendente, como se fosse um filme. Com isso, conseguimos reconhecer instantaneamente problemas ocorrendo no sistema elétrico”, explica o palestrante Vladimiro Miranda, professor titular da Universidade do Porto, em Portugal. No bate papo, ele debaterá sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na área pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Intitulada Seeing events in 2D pictures with deep learning applied to visual cortex neural architectures: a tool of the future for power system control centres, a palestra será realizada no Anfiteatro Armando Toshio Natsume do SEL. A entrada é gratuita e não demanda inscrições prévias.

Sobre o palestrante – Vladimiro Miranda é membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) desde 2006 e vencedor do Prêmio IEEE PES Excellence Award em Energias Renováveis ​​no ano de 2014. Ele é autor e co-autor de diversas publicações científicas em relevantes periódicos da área de Sistemas Elétricos de Potência e suas soluções inovadoras foram incorporadas na indústria com produtos que estão em uso em diversos continentes.

Atualmente, ele é membro do Conselho de Administração do INESC TEC; presidente do Conselho de Administração do INESC P&D Brasil; consultor científico do Institut de Recherche en Energie Solaire et Energies Nouvelles, do Ministério da Energia do Governo de Marrocos; além de prestar assessoria científica internacional para: Universidade Politécnica de Hong Kong; Instituto de Pesquisa Tecnológica (Madrid, Espanha); Instituto de Energia Elétrica (San Juan, Argentina) e ao Laboratório de Defesa Biológica e Química do Exército Português.

Foto: Blod do Encontro com

 

Mais Informações
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC

Telefone: (16) 3373-8276
E-mail: departamento.eletrica@eesc.usp.br

 

Imagens da vida: professor do SEL inaugura exposição fotográfica

Imagens da vida: professor do SEL inaugura exposição fotográfica

  Igreja de João Pessoa

Era início da década de 70 quando o então aluno Amílcar César ingressou na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP para cursar Engenharia Elétrica. Na trilha da graduação, uma surpresa: além do interesse pelos estudos na área, nascia a paixão pela fotografia, que até hoje o acompanha. Depois de décadas registrando diversos momentos e cenários, o atual professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC resolveu mostrar algumas de suas obras em uma exposição no Projeto Arte no Caminho, do SEL.

São 15 quadros que ilustram, em sua maioria, imagens do cotidiano, como igrejas, paisagens, pessoas e até mesmo uma apresentação de balé. “Não me prendo a um único estilo, registro tudo que acho interessante”, explica o professor. A relação do docente com a fotografia começou no terceiro ano como universitário por “culpa” de um colega de turma: “Ele tirava fotos e um dia me convidou para revelar o negativo de uma delas no estúdio que existia no CAASO (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira). Foi então que gostei da experiência e resolvi comprar minha própria câmera”, conta Amílcar, que adquiriu a máquina de um rapaz que praticava voos de asa-delta, mas que considerava o equipamento pesado demais para utilizar durante a atividade.

Porta

Por muitos anos o professor fez parte do Íris Foto Grupo de São Carlos, associado à Confederação Brasileira de Fotografia, e participou de várias exposições pelo Brasil. Amante das fotografias em preto e branco, Amílcar continua registrando seus momentos, agora com equipamentos digitais. O contraste das épocas em que as fotografias foram tiradas também poderá ser visto na exposição que é aberta ao público e ficará nos corredores do bloco 1 do SEL até 15 de março.

A mostra é realizada no âmbito do Projeto Arte no Caminho, idealizado pelo SEL, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da EESC e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus de São Carlos da USP (GCACEx). A iniciativa visa despertar o interesse da comunidade pela arte, transformando ambientes universitários em pequenas galerias.

Este evento está no Entreartes, aplicativo gratuito criado pela USP que fornece informações sobre as atividades culturais oferecidas pela Universidade por meio de um QR Code e permite que os usuários acumulem pontos, trocando por brindes ou horas em Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).  

 

Mais Informações
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC

Telefone: (16) 3373-8276
E-mail: departamento.eletrica@eesc.usp.br

 

 

SEL recebe palestra sobre a importância das normas ABNT

SEL recebe palestra sobre a importância das normas ABNT

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe, na próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, a palestra Importância das Normas Técnicas ABNT para a Sociedade. O evento, que ocorrerá das 9 às 10 horas, no Anfiteatro Armando Toshio Natsume do SEL, abordará os objetivos e impactos da normalização, além dos benefícios que ela pode trazer para a sociedade.

A palestra será ministrada por Roberto Silva Santos, gerente de articulação nacional da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Aberta a todos os interessados, a participação é gratuita e não demanda inscrições prévias.

Este evento está no Entreartes, aplicativo gratuito criado pela USP que fornece informações sobre as atividades culturais oferecidas pela Universidade por meio de um QR Code e permite que os usuários acumulem pontos, trocando por brindes ou horas em Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).  

Mais Informações
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação

Telefone: (16) 3373-9365
E-mail: departamento.eletrica@eesc.usp.br

 

 

Tempo para comunicação de dados na internet entre indústrias brasileiras e europeias é de 0,3 segundo

Tempo para comunicação de dados na internet entre indústrias brasileiras e europeias é de 0,3 segundo

   Dennis (à esquerda) e Murilo tiveram artigo premiado em evento sobre Indústria 4.0 na Itália

Se você tem uma indústria no Brasil e as máquinas de sua empresa precisam enviar informações pela nuvem para uma filial na Europa, o tempo da comunicação será de 0,3 segundo. Essa é a conclusão do artigo produzido pelo professor Dennis Brandão e o aluno Murilo Rocha, ambos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O trabalho foi premiado em evento internacional da área de Indústria 4.0, realizado em setembro, na Itália.

“A comunicação de dados nas indústrias precisa ser rápida e estável. No caso de assistirmos a um vídeo pela internet com uma conexão lenta, por exemplo, nosso problema será apenas a perda de alguns instantes do conteúdo. Já nos sistemas industriais, qualquer instabilidade pode causar prejuízos e riscos tanto para os trabalhadores quanto para o ambiente”, explica o professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC.

A ideia do trabalho foi medir quanto tempo uma determinada informação precisa para sair de um equipamento industrial brasileiro, passar pela nuvem, chegar até o velho continente e fazer o caminho de volta. Brandão explica que, atualmente, grande parte das indústrias não se comunica pela internet, o que prejudica o processo de troca de informações.

Supervisões gerais, checagem sobre a existência de aparelhos quebrados ou então a verificação de problemas no processo de produção são alguns exemplos de informações normalmente trocadas entre máquinas industriais. “A alta velocidade de comunicação é necessária para que as áreas de controle obtenham respostas rápidas o suficiente que permitam executar os processos sem falhas”, diz Rocha, que é mestrando em engenharia elétrica.

A pesquisa contou com a participação de Paolo Ferrari e Emiliano Sisinni, professores da Universidade de Bréscia, Instituição italiana que possui convênio com a EESC desde 2014. Intitulado Evaluation of communication latency in Industrial IoT applications, o artigo recebeu o prêmio de melhor paper no 2017 IEEE International Workshop on Measurements and Networking, realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, em Naples, na Itália.

 

Mais informações
Assessoria de Comunicação do SEL

Telefone: (16) 3373-8740
E-mail: comunica.sel@usp.br